
Um cartaz foi colocado nesta terça-feira (21) em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) da cidade de Parnaíba informando que só será reaberta após a chegada de equipamentos de proteção individual (EPIs). A secretaria de saúde do município confirmou a falta de máscaras do tipo N95 e informou que aguarda a entrega do material pelos fornecedores.
O cartaz foi colocado na porta da UBS, localizada no bairro Frei Higino. Os moradores da região afirmaram à TV Clube que poucos dias antes do fechamento do posto de saúde, já havia uma deficiência no atendimento por falta de EPIs.
A secretária de saúde Rejane Moreira contou, inicialmente, que a UBS estaria fechada nesta terça-feira (21) por ser feriado do Dia de Tiradentes. Entretanto, ela confirmou que não há máscaras, já que existe uma determinação de que cada unidade de saúde deve conter a N95, esmo que não seja feito nenhum procedimento cirúrgico no local.
A gestora esclareceu que aguarda a entrega dos materiais pelos fornecedores, que está prevista para acontecer até a próxima semana.
Isolamento social e decretos de calamidade
Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas.
Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Escolas, universidades e a maior parte do comércio, assim como serviços públicos, suspenderam as atividades. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.