Publicada em 15 de Março de 2015 �s 15h59
A Coordenadoria Estadual de Enfrentamento às Drogas (CEDrogas) participou, neste final de semana, da graduação (término da 1ª fase do tratamento) de 30 dependentes químicos que estavam residindo em duas Comunidades Terapêuticas conveniadas com o Governo do Estado. As graduações aconteceram no sábado, na Casa do Oleiro, e no domingo, na Fazenda da Paz.
A Casa do Oleiro graduou 18 homens e 4 mulheres e a Fazenda da Paz, 8 homens. O coordenador de Enfrentamento às Drogas, Sâmio Falcão, falou da emoção de participar de momentos como estes, quando é possível ver a mudança de vida e as perspectivas dos graduandos ao retornarem para as suas famílias. “Não tem como não se emocionar, são 30 vidas que foram resgatadas das drogas e estão sendo devolvidas para as suas famílias e para a sociedade. É com grande satisfação que a CEDrogas contribui com este trabalho e deseja um caminho de sobriedade a todos”, disse.
O graduando Francisco Leôncio contou sua luta contra as drogas e as dificuldades e que a graduação era um momento muito esperado. "Esse será um marco na minha vida, hoje saio daqui com um novo olhar para o mundo e na certeza que preciso viver cada dia de uma vez, me mantendo livre e sobrio", disse.
Para o coordenador da Fazenda da Paz, Célio Luiz Barbosa, que já ajudou milhares de pessoas a saírem do mundo das drogas, cada graduação é especial. “O valor de uma vida é imensurável. E a cada vida que retorna à sociedade e influencia milhares de vidas”, explica.
A CEDrogas está disponibilizando gratuitamente vagas para a internação em Comunidades Terapêuticas através de financiamento. O dependente químico deve procurar a Coordenadoria, que está localizada na Av. Antonino Freire, no 1º andar do Edifício Antonieta Araújo, em frente ao Palácio de Karnak, portando seus documentos básicos, onde receberão as informações necessárias para o ingresso no tratamento que pode durar entre 6 meses e 1 ano.