Publicada em 05 de Outubro de 2013 �s 12h52
Neste mês de outubro é comemorado mundialmente o combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC) e, por conta disso, a Associação Reabilitar e o Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) intensificam as palestras do Projeto Pense Bem AVC em empresas, escolas e comunidades. Nessa sexta-feira (4), o projeto levou informações preventivas sobre a doença aos atendentes de clínicas e laboratórios que integram o Polo de Saúde de Teresina. O grupo de capoeira formado por pacientes do Centro também se apresentou no evento.
A palestra aconteceu no auditório do Hospital de Terapia Intensiva (HTI), localizado na zona Norte de Teresina, dentro da programação do Workshop em Atendimento das Clínicas de Teresina. O evento acontece há cinco anos em comemoração ao Dia da Secretária, celebrado em 30 de setembro.
Entre outras informações, as enfermeiras do projeto enfatizaram que o AVC, doença também conhecida como derrame cerebral, é a principal causa de morte no Brasil, atualmente, e o Piauí é o terceiro estado da federação com o maior percentual de óbitos ocasionados pelo derrame. Aqui, a taxa proporcional de mortes fica em torno de 65%.
“Quando não é fatal, a doença acarreta várias sequelas e faz com que a vítima tenha que passar por tratamento de reabilitação, como o que é ofertado no Ceir”, afirmou Mary Ângela Canuto, uma das enfermeiras do projeto.
O Grupo de Capoeira do Ceir fez a abertura do evento. Childerico Robson, educador físico e coordenador da Reabilitação Desportiva no Centro, reforçou que o objetivo do trabalho é descobrir talentos e potenciais dos pacientes através da prática de atividade física.
Katiucy Freitas, mãe de Yves Reis, um dos integrantes do grupo, lembrou a evolução do filho após iniciar o tratamento de reabilitação no Ceir. "O Yves começou a andar somente com três anos de idade e, hoje, ele corre, se levanta sozinho e a capoeira ajudou demais nisso, inclusive contribuindo com a melhor socialização dele", finalizou Katiucy.