Piaui em Pauta

-
-
A finalidade é confeccionar um produto econômico, mais confortável, eficiente e

Ceir capacita profissionais para novo sistema de produção de próteses

Publicada em 22 de Junho de 2015 �s 12h04


Um grupo de especialistas em produção de próteses desenvolveu, em Pernambuco, um novo sistema para a confecção desse aparelho ortopédico, com a finalidade de confeccionar um produto econômico e, principalmente, mais confortável, eficiente e seguro para o usuário. 

Quem explica é Fábio Rodrigues, especialista em ortopedia técnica, que possui seis anos de experiência na Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD). Fábio esteve Teresina, ministrando um curso de capacitação para profissionais do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir). O curso foi realizado na Oficina Ortopédica do Ceir, nos dia 19 e 20 deste mês. “Nosso objetivo foi trazer ainda mais qualidade para as próteses do Sistema Único de Saúde (SUS), dispensadas pelo Ceir”, explicou o superintendente multiprofissional da instituição, Aderson Luz. O novo sistema para a produção de prótese foi aplicado pelos profissionais do Ceir durante os dois dias de curso e foram testados em um paciente do Centro. “Proporcionamos a este paciente um material mais confortável e seguro. Material este que, inclusive, possui menor custo”, frisou Aderson. Sobre a Oficina Ortopédica Há seis anos, o Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) possui uma Oficina Ortopédica para a confecção de aparelhos, indicados sob prescrição médica. Seus produtos são próteses, órteses e outros meios auxiliares de locomoção essenciais no processo de reabilitação de pessoas com deficiência físico-motora, principalmente em relação à prevenção de deformidades. Os produtos são confeccionados de forma individualizada e tem como objetivo proporcionar adequado alinhamento biomecânico com maior independência e conforto para o paciente. A Oficina Ortopédica dispensa órteses e próteses para pacientes que possuem alterações do tronco, membros superiores ou inferiores, e é capaz de atender tanto as pessoas que realizam tratamento no Ceir como também à demanda externa. O parque industrial da Oficina Ortopédica do Ceir é composto por equipamentos de alta tecnologia e de última geração, o que permite a produção de órteses e próteses mais leves e confortáveis, possibilitando melhores condições ao uso. Saiba como solicitar produtos ortopédicos no Ceir Para solicitar órteses, próteses, cadeiras de rodas ou outros meios auxiliares de locomoção na Oficina Ortopédica do Ceir, siga os seguintes passos: 1º Passo - Procure a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência e faça uma consulta com um médico do PSF ou credenciado pelo SUS. Havendo indicação para produtos ortopédicos, ele vai prescrever, em formulário do SUS, o tipo de equipamento necessário (órtese, prótese, cadeira de rodas ou outros meios auxiliares de locomoção).

2º Passo - Anexe à solicitação do médico cópia dos seguintes documentos: a) CPF e RG b) Cartão do SUS (Cartão Nacional de Saúde) c) Comprovante de Residência com CEP e) Informe pelo menos um número de telefone para contato 3º Passo - Entregue toda a documentação na Secretaria da Saúde do seu município, ou, no caso de Teresina, na Central do SUS, e aguarde o contato do Ceir.  



» Siga-nos no Twitter

Tags:

Fonte: Governo do Estado �|� Publicado por:
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FIEPI
Publicidade FSA
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)