O período de festas de Fim de ano é um momento de festa e confraternização, mas para algumas pessoas a época intensifica o sentimento de solidão e uma palavra de apoio se faz necessária. De acordo com dados do Centro de Valorização da Vida (CVV), que oferece serviço gratuito de apoio emocional para prevenção ao suicídio, o número de ligações atendidas por dia aumentou 40% nesta época.
Segundo o coordenador do CVV, Eyder Medeiros, 35 voluntários trabalham na organização não governamental que já funciona há 27 anos em Teresina. “Nosso trabalho é escutar as pessoas. Estamos disponíveis para servir de ombro amigo para quem precisa”, explicou.
Para o psiquiatra Ralfh Trajano, o perfil atual da sociedade faz com que a existência de entidades com a CVV se tornem de fundamental importância. “As pessoas precisam conversar mais. Na sociedade que nos encontramos, às vezes uma pessoa que precisa desabafar e não possui ninguém que possa lhe ouvir, e isso pode ser fatal”, disse.
Exemplo dos efeitos benéficos do trabalho destas ONGs, um homem que não que se identificar, informou que foi graças ao apoio da família e de organizações como a CVV que ele conseguiu deixar o alcoolismo após 30 anos. Ele afirma que agora, depois de recuperado, passou a atuar como voluntário também.
“Deixei de ser problema para ajudar na solução. Hoje, auxilio pessoas que passam pelo mesmo problema ou por problemas semelhantes ao que passei”, declarou.