Piaui em Pauta

-
-
Cerest amplia rede e melhora

Cerest amplia rede e melhora saúde do trabalhador no Estado.

Publicada em 25 de Março de 2012 �s 18h54


 Trabalhadores dos municípios de Picos e Uruçuí que precisam de atendimento de fisioterapia, nutrição, fonoaudiologia, assistência jurídica, ortopedia, entre outros serviços, em breve serão beneficiados com unidades do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest).

» Siga-nos no Twitter

Em Picos, a Unidade Regional do Cerest já está funcionando e será oficialmente inaugurada no mês de abril, já a de Uruçuí estará pronta ainda no primeiro semestre deste ano e deve atender aproximadamente 45 mil habitantes dos cinco municípios que compõem aquela macroregião: Antônio Almeida, Sebastião Leal, Ribeiro Gonçalves, Baixa Grande do Ribeiro e Uruçuí.

Atualmente, o Piauí conta com uma unidade do Cerest estadual em Teresina e unidades regionais nos municípios de Parnaíba e Bom Jesus.

Os postos do Cerest estão prontos para desenvolver as ações de Saúde do Trabalhador em todos os níveis de atenção do Sistema Único de Saúde (SUS). Um exemplo é o trabalhador da área da construção civil, Valdenicio Sousa, 41 anos, que depois de cair e fraturar o osso da perna está sendo atendido pela equipe do Centro, realizando sessões de fisioterapia, “Estou muito satisfeito com o atendimento que estou recebendo, e me recuperando muito bem, graças aos profissionais e toda a equipe do Cerest”, relata.

De acordo com o coordenador de Saúde do Trabalhador no Estado, Neylon Araújo Silva, o objetivo do Centro é realizar ações preventivas de saúde que antecedem as ações de assistência e reabilitação do Trabalhador. “O Cerest realiza fiscalizações e inspeções nos postos de trabalho, desenvolve projetos de vacinação dos trabalhadores, prevenção e promoção de saúde, faz campanha e palestras sobre o agrotóxico e informa aos trabalhadores sobre o uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)”, afirma.

Ainda segundo o coordenador, a instituição também trabalha com profissionais da educação que desenvolvem atividades com os professores da rede pública sobre saúde vocal. O órgão também mantém ainda um quadro de técnicos de enfermagem e uma sala de vacina aberta ao público, com atendimento de segunda a sexta, das 8h às 18h.

Aquisição de veículos novos

O Cerest do Piauí está vinculado à Vigilância Sanitária do Estado, e está adquirindo através da Secretaria da Saúde (Sesapi) quatro veículos para melhorar o atendimento aos trabalhadores em todo o Estado.

Os recursos financeiros para execução de suas ações são provenientes do Fundo Nacional de Saúde, repassados ao Fundo Estadual de Saúde. Após a aprovação, cada Cerest recebe um incentivo financeiro para implantação no valor de R$ 50 mil destinados à adequação do prédio e aquisição de equipamentos e R$ 30 mil mensais para manutenção e desenvolvimento das ações.
Tags: Cerest amplia rede - Trabalhadores

Fonte: CCOM �|� Publicado por: Da Redação
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FIEPI
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FSA