Piaui em Pauta

-
-
Uma nova comissão, formada por 12 funcionários do centro de hemoterapia, foi ele

Cerest treina profissionais do Hemopi para renovação de Cipa

Publicada em 08 de Junho de 2016 �s 11h22


O Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) está treinando profissionais do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Piauí (Hemopi) para a renovação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa). Uma nova eleição para compor os membros da Cipa foi realizada, que tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho. O treinamento dos funcionários iniciou na terça-feira (7) e segue até esta quinta-feira (9).

A nova comissão, formada por 12 funcionários do Hemopi, terá mandato de um ano e deve atuar com as atribuições de identificar os riscos do processo de trabalho e elaborar o mapa de riscos, com a participação do maior número de trabalhadores e ainda elaborar o plano de trabalho que possibilite a ação preventiva na solução de problemas de segurança e saúde no trabalho.

Dentre os assuntos abordados durante a capacitação, a equipe do Cerest contempla alguns fatores que contribuem para reduzir as estatísticas de acidentes do trabalho, dentre eles; higienização das mãos, informações sobre a importância da utilização dos equipamentos de proteção individual (EPIs), alimentação saudável e atividade física para melhorar o desempenho e segurança no trabalho, dependência química, equilíbrio emocional e vulnerabilidade e risco de acidentes quando as finanças estão fora do controle.

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes é regulamentada pela Consolidação das Leis do Trabalho, nos artigos 162 a 165, e pela NR-5, contida na portaria de 3.214, de 08 de junho de 1978, e regulamentada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

 



» Siga-nos no Twitter

Tags:

Fonte: Governo do Estado �|� Publicado por:
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FIEPI
Publicidade FSA