Piaui em Pauta

-
-
Sistema que mostra o grau de risco nos processos administratos será implantado n

CGE participa de treinamento para prevenir corrupção

Publicada em 24 de Outubro de 2014 �s 14h46


O auditor governamental da Controladoria-Geral do Estado (CGE-PI), Márcio Rodrigo Souza, participou nesta semana de treinamento sobre mapeamento de riscos de corrupção, ministrado pela Controladoria-Geral de Goiás (CGE GO), em Goiânia.

Com base na metodologia desenvolvida pela organização Transparência Brasil, o órgão goiano criou um sistema que mostra o grau de risco em que envolve as decisões nos processos administrativos. O objetivo é atuar preventivamente na detecção, eliminação e/ou redução de situações que envolvam atos de corrupção. O treinamento foi possível através de ações do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), que fará parceria com a CGE de Goiás para implementar o sistema em outras controladorias, inclusive no Piauí.

Segundo o auditor da CGE PI, a lógica da metodologia é que, quanto mais a decisão tiver fundamentada em normas e informações tempestivas, menor será o risco de corrupção. “As decisões que não têm metodologia definida, com normas e dados estruturados, envolvem o maior risco à corrupção porque a pessoa age com ampla discricionariedade e sem a preocupação em ser transparente”, afirmou o auditor.

O mapeamento de gestão de riscos envolve a identificação de todos os processos de trabalho do governo, desenho do fluxograma com identificação dos momentos decisórios e detalhamento de suas circunstâncias. Para cada momento decisório é aplicado um questionário para identificar os critérios usados pelo agente público. Segundo Souza, o ideal é que as decisões sejam tomadas de acordo com procedimentos formais e impessoais, com base em informações seguras e que o interesse público seja sempre visado.

A realização de trabalhos visando o mapeamento dos riscos de corrupção já é utilizado pela CGE PI. “No Piauí, nós já trabalhamos com mapeamento de processos e gestão de riscos. O sistema desenvolvido pela CGE de Goiás vem a facilitar nossos trabalhos, uma vez que usaremos para padronizar o mapeamento de riscos realizados aqui”, completa. 



» Siga-nos no Twitter

Tags:

Fonte: Governo do Estado �|� Publicado por:
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FIEPI
Publicidade FSA
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)