Piaui em Pauta

-
-
As ações, por meio de visitas e rondas nas escolas, inibe ocorrências de furto,

Cipe intensificará palestras e visitas às escolas

Publicada em 29 de Abril de 2014 �s 13h47


  												Ações da Cipe diminuem violência nas escolas de Teresina						 (Foto:Ascom Seduc)					Ações da Cipe diminuem violência nas escolas de Teresina (Foto:Ascom Seduc)

A Companhia Independente de Policiamento Escolar (Cipe) intensificará as palestras e visitas comunitárias às escolas estaduais de Teresina. Dados confirmam que as ações da Cipe reduziram em 40% as ocorrências de violências, em 2013. E do fim do ano passado até abril de 2014, a redução foi de 13%.

Segundo o capitão Tiago Ribeiro, comandante da Cipe, a intensificação das ações, por meio de visitas e rondas nas escolas, inibe ocorrências de furto, apedrejamento, arrombamento, roubos e drogas, por exemplo. Somente em 2013, foram realizadas 11.565 ações entre palestras, reuniões e visitas comunitárias em 175 escolas públicas da capital. Para os próximos meses, o objetivo é realizar palestras e reuniões com os pais, aproximando-os da comunidade escolar.

“O foco do trabalho é a prevenção. Quando assumimos a companhia tínhamos o trabalho de passar pelas escolas e fazer ronda. Mudamos de estratégia e, além da ronda, transformamos o trabalho em Polícia Comunitária. Fazemos visitas às escolas, conversamos com os alunos, professores, diretor e com os pais para que possamos nos interar do que está acontecendo na escola”, explica o capitão.

As palestras são realizadas a convite dos diretores das escolas e também são propostas pela Cipe com base em estatísticas e ocorrências registradas. Segundo o capitão Tiago, as palestras são preparadas para cada tipo de problema encontrado. “Cada trabalho é personalizado e vamos ao cerne da questão para resolver o problema. A abordagem é feita para se aproximar do jovem, usando temas e mostrando exemplos”, afirma.

A receptividade às ações da Cipe é positiva e as estatísticas mostram que o trabalho realizado tem dado resultado. “Nossa equipe é pequena, mas com policiais bem treinados e engajados. Todos os nossos policiais têm treinamento em operador e promotor de polícia comunitária”, comenta o capitão Tiago.

A Cipe conta com 35 policiais militares e quatro viaturas disponíveis espalhadas pelas quatro regionais de educação de Teresina. Além disso, foram instaladas câmeras de segurança em 43 escolas. O monitoramento acontece através de quatro câmeras instaladas em pontos estratégicos das unidades, tais como, corredor, pátio e quadra.



» Siga-nos no Twitter

Tags:

Fonte: Governo do Estado �|� Publicado por:
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FSA
Publicidade FIEPI