Publicada em 26 de Setembro de 2013 �s 18h11
O coordenador estadual da Juventude, Plínio Dumont abriu os trabalhos da III Conferência Municipal de Juventude, do município de Esperantina que aconteceu nesta quarta-feira (25). Nela foram discutidos temas como educação, saúde, sexualidade, cultura e emprego e renda.
O evento teve como finalidade formular propostas debatidos através das temáticas discutidas, fortalecendo uma diálogo entre o poder público e a sociedade civil, garantindo o exercício da democracia por meio do diálogo.
A conferência teve inicio com a leitura do regimento interno. Em seguida, Dumont ministrou uma palestra onde falou sobre o Estatuto da Juventude, do Sistema Nacional de Juventude, da importância da criação do Conselho Municipal de Juventude para a garantia de políticas públicas de juventude, finalizando sua ressaltando sobre as projetos e ações desenvolvidos pela Cojuv.
Para a coordenadora da conferência, Lysmara Pinheiro, o evento foi de crescimento para os jovens de Esperantina, que tiveram uma oportunidade única para fazer suas reivindicações. “Vamos formular um relatório com todos os questionamentos dos jovens e em seguida entregar para o prefeito da cidade, Lourival Bezerra”, afirma.
De acordo com a jovem, Uana Sara, que participou do evento, esse momento foi ímpar para os jovens de Esperantina. “Temos muitos projetos na areia da cultura e queremos junto com a ajuda do poder público municipal montar estratégias desenvolver atividades de lazer e cultura para a juventude”, pontua. Para finalizar o encontro, os conferencistas fizeram seus questionamentos na planária para que diante destes, seja preparado um documento para que o poder público junto com a sociedade civil possam encontrar uma maneira de implantar ações efetivas para os jovens da região. Ainda durante o encontro foi lembrado da realização do Festival da Juventude que vai acontecer nesta sexta-feira (27), na cidade de Esperantina.