Publicada em 01 de Setembro de 2015 �s 13h10
A Coordenadoria da Juventude (Cojuv) realiza, nos dias 4 e 5 de setembro, no município de São João do Piauí, a sétima etapa regional da 3ª Conferência Estadual da Juventude, a ser realizada do dia 30 de outubro a 1 de novembro. Já foram realizados debates nos municípios de Oeiras, Pedro II, Bom Jesus, Campo Maior, Uruçuí e Picos.
Com a finalidade de ampliar os canais de escuta da juventude piauiense e transformar os espaços públicos urbanos em ambientes de convivência para os jovens, a Conferência, cujo tema é “As Várias Formas de Mudar o Piauí”, busca promover o debate acerca do Plano Nacional da Juventude, estabelecendo diretrizes e metas para os próximos 10 anos.
De acordo com o coordenador da Juventude, Deolindo Moura, a conferência é realizada em todo o país e a meta para o Piauí é fazer com que essa atividade chegue aos municípios piauienses. “A ideia é que esses jovens possam debater o Piauí, sobre as questões sociais. É de fundamental importância a participação de todos. A nossa proposta é envolver ao máximo os jovens, para que possamos debater projetos de políticas públicas, não somente a juventude, mas outros movimentos como negros, comunidade LGBT. A meta inicial é abranger os onze territórios piauienses”, declarou Deolindo.
Deolindo Moura ressalta que a política da juventude é transversal, pois abrange várias entidades contando com parcerias de várias outras secretarias como a Secretaria da Educação (Seduc), Secretaria da Saúde (Sesapi), Secretaria da Assistência Social (Sasc) e Secretaria da Cultura (Secult), dentre outras.
O coordenador explica que a Cojuv também está promovendo momentos lúdicos a fim de tornar as conferências regionais mais atrativas. Durante o evento, os participantes podem contar com ações do Programa Cidadania Ativa, da Escola de Circo, atividades de recreação e atrações musicais, pesquisas científicas em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapepi) e palestras educativas em parceria com a Seduc e Sesapi.
Durante a 3ª Conferência Estadual da Juventude, a Cojuv lançará um plano de políticas públicas para jovens, o Pacto pela Juventude, que será inserido no programa federal Juventude Viva.