Piaui em Pauta

-
-
Com suspeita de grilagem de te

Com suspeita de grilagem de terras, tabeliã é afastada pelo TJ do Piauí.

Publicada em 04 de Agosto de 2015 �s 05h32


 O Tribunal de Justiça do Piauí afastou nesta segunda-feira (3) a tabeliã titular do cartório do município de Ribeiro Gonçalves, a 560 km de Teresina, sob a suspeita de grilagem de terras. A prática corresponde ao registro de terras sobrepostas a outras, ou seja, dar um segundo proprietário para uma terra que já tem dono. De acordo com o corregedor de Justiça do TJ, Sebastião Ribeiro, o afastamento da tabeliã deve acontecer durante o procedimento de investigação das denúncias que pode durar até 90 dias.

» Siga-nos no Twitter

Segundo o corregedor, outras terras do estado do Piauí também tiveram registro de terras sobrepostas como em Uruçuí e Bom Jesus. Ele conta ainda que o município de Gilbués também já teve o seu tabelião afastado.

"Nesse caso específico, a reclamação veio da empresa que teve o terreno violado depois que a tabeliã registrou um espaço sobre o terreno particular desta empresa. Essa denúncia já existe há algum tempo e o processo tramita deste então. Depois que fizemos uma inspeção pelos cartórios, constatamos irregularidades e que a tabeliã teria registrado terras sobrepostas", disse.

De acordo com Sebastião Ribeiro, a prática irregular consiste em registrar outros imóveis sobre uma mesma terra. Ainda segundo ele, a tabeliã pode ser afastada do cargo, se durante o período de investigações comprovar a prática.

"Depois que foi feito a denúncia, determinei a abertura de processo administrativo que deve acontecer durante 90 dias. Após a conclusão da investigação aí será decidido se ela será ou não exonerada", disse.

Sendo exonerada, um novo tabelião aprovado no concurso, recém realizado pelo TJ, será nomeado. No lugar da tabeliã afastada, foi nomeada provisoriamente uma nova servidora para atender as necessidades do Cartório do 1º Ofício de Ribeiro Gonçalves.
Tags: Com suspeita de gril - O Tribunal de Justiç

Fonte: GLOBO �|� Publicado por: Da Redação
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FSA
Publicidade FIEPI
Publicidade CORONAVIRUS
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)