Publicada em 23 de Agosto de 2013 �s 14h30
O Conselho Deliberativo da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Condel-Sudene) aprovou duas moções do governador Wilson Martins sobre compensação financeira aos estados. O Condel reuniu-se, nesta sexta-feira (23), no hotel Radisson, em Maceió (AL). Integram o Conselho os governadores dos estados do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo, além do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra.
As moções sugeridas por Wilson Martins foram as seguintes: apoio à ampliação dos repasses do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) e criação de instrumento de compensação financeira aos estados, a exemplo do que foi feito pelo Governo Federal aos municípios.
"Apenas com as perdas referentes à desoneração de IPI da linha branca (eletrodomésticos), energia, o fim da CIDE de combustíveis, o Piauí deixou de arrecadar nos últimos doze meses R$40 milhões", enumerou Wilson Martins.
O governador também falou sobre a necessidade de concretização da reforma tributária para redução das desigualdades regionais. O governador em exercício de Sergipe, Jackson Barreto, corroborou com a demanda de Wilson Martins, afirmando serem esses pontos que devem ser encaminhados com a maior celeridade possível.