Publicada em 27 de Junho de 2013 �s 12h30
O Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), em parceria com a Secretaria da Assistência Social e Cidadania (Sasc), realizou, nesta quinta-feira (27), o I Seminário Estadual de Equipamentos Públicos de Segurança Alimentar, que se estende até esta sexta-feira (28), com a capacitação dos conselheiros participantes, no auditório do DNIT.
O evento discute alternativas de alimentação saudável e os serviços de restaurante popular na capital, além de pontuar a implantação e o cenário de financiamento, gestão e funcionamento dos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional sob a óptica do direito humano à alimentação adequada.
O Seminário conta com a participação de representantes do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, entre outros entes federativos. “É de grande relevância a existência de eventos assim, para que possamos aprimorar e articular de maneira mais clara o papel de SAN.”, destacou Norma Sueli, presidente do Consea do Piauí.
De acordo com a conselheira do Consea Nacional, Marina Rios, a missão é lutar pela igualdade, para que todos tenham o direito de uma alimentação saudável. “Estamos correndo atrás da implantação desse direito, pois uma refeição de qualidade e adequada tem que estar presente na mesa de todos os cidadãos, principalmente de quem precisa”, completou.
Destacamos ainda, que o Piauí ganhará este ano mais uma unidade de distribuição de alimentação saudável. Depois da experiência positiva do Restaurante Popular Betinho, que funciona no Centro de Teresina, está sendo construída a Cozinha Comunitária na Universidade Estadual do Piauí (Uespi), no bairro Pirajá, em Teresina.