Publicada em 27 de Novembro de 2015 �s 15h24
O Conselho Superior da Defensoria Pública realizou nesta sexta-feira, dia 27 de novembro, sua 59ª Sessão Ordinária, a penúltima deste ano de 2015. Conduzida por sua presidente, defensora pública geral Francisca Hildeth Leal Evangelista Nunes, a reunião foi realizada como de costume na sede do Colegiado, na Avenida Nossa Senhora de Fátima, 1342, Bairro de Fátima.
Abrindo os trabalhos, Hildeth Evangelista deus às boas-vindas aos conselheiros suplentes Sarah Vieira Miranda Lages Cavalcanti e Rogério Newton de Carvalho Sousa presentes pela primeira vez em uma Sessão do Colegiado, dando em seguida, informações sobre as atividades da DPE-PI na última semana. “Continuamos acompanhando os trabalhos junto a Assembleia Legislativa no tocante ao Orçamento 2016”, informou.
A presidente também deu ciência aos demais membros do Conselho sobre a aproximação da Instituição com os Movimentos Sociais na busca por fortalecer a luta pela Autonomia Financeira da Defensoria, haja vista serem estes movimentos parte do público beneficiado pelos serviços prestados pela Instituição e sabedores das dificuldades enfrentadas por esta para o cumprimento de suas funções.
Hildeth Evangelista informou ainda sobre os encaminhamentos e procedimentos tomados para que a Defensoria possa iniciar a migração de sua folha de pagamento. Também se referiu ao concurso para formação de quadro próprio de servidores da DPE-PI, cujo projeto encontra-se na Assembleia.
O conselheiro Eric Leonardo Pires de Melo informou sobre a proximidade da Semana Pela Paz em Casa, a ser realizada de 30 de novembro a 08 de dezembro, destacando que a Defensoria voltará a ter participação efetiva nas ações, a exemplo da edição anterior do evento. A conselheira Sarah Vieira Miranda Lages Cavalcanti deu ciência aos demais membros sobre a participação da Defensoria Pública na IV Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, que tem como tema "Protagonismo e Empoderamento - Por Um Brasil de todas as idades" e está sendo realizada até esta sexta-feira em Teresina, destacando a importância da Defensoria fazer parte dessa discussão voltada para o desenvolvimento de políticas públicas para esse segmento da população. A presidente aproveitou dar ciência que o Conselho Estadual da Pessoa Idosa concedeu Placa de Honra ao Mérito à DPE-PI pelos serviços prestados à população idosa em todo o Estado.
Foram em seguida distribuídos os expedientes pela ordem regimental, ficando o Processo Administrativo Nº 2278/2015, que tem como requerente a Diretoria Regional, para relatoria do conselheiro Erisvaldo Marques dos Reis. O Processo Administrativo Nº 4433/2015, sobre redistribuição das atribuições das Defensorias Públicas de São Raimundo Nonato de forma equânime, tendo como requerente o defensor público Luís Alvino Marques Pereira e outros, ficou para relatoria da conselheira Ludmilla Maria Reis Paes Landim. Já o Processo Administrativo Nº 4346/2015, tendo como requerente o defensor público Jefferson Calume de Oliveira, ficou para relatoria do conselheiro Eric Leonardo Pires de Melo, visto a existência de conexão com Processo Administrativo anteriormente distribuído para sua relatoria.
O primeiro ponto a ser discutido, tratando sobre a apresentação e aprovação da Minuta de Resolução para regulamentar as folgas compensatórias dos órgãos de execução da DPE-PI em razão de atividades extraordinárias por estes exercidas, provocado a partir do Processo Administrativo Nº 01054/2015, tendo como requerente o defensor público Jefferson Calume de Oliveira, foi retirado mais uma vez de pauta a pedido do relator, visto que o artigo 22 do regimento interno do Conselho diz que se já houver proferido voto em julgamento fica vinculado ao Conselheiro que participou da Sessão de Julgamento. A retirada contou com apoio unânime do Colegiado que optou por aprofundamento da matéria.
O segundo ponto da pauta tratou sobre o Processo Administrativo Nº 02276/2015, solicitando a análise, interpretação e regulamentação específica de conflito de atribuições no que tange as razões do recurso por parte da Classe Especial, conforme Resolução nº 040/2014, tendo como requerente o defensor público Robert Rios Magalhães Júnior e relatoria do conselheiro Eric Leonardo Pires de Melo, que seria votado conjuntamente com o Processo Administrativo Nº 4346/2015, tendo como requerente o defensor público Jefferson Calume de Oliveira, visto a existência de conexão, ficou para ser discutido posteriormente em virtude do pedido de vistas pelo conselheiro Marcos Martins de Oliveira.
O terceiro ponto da pauta sobre o Processo Administrativo Nº 02458/2015, tendo como requerente o Manoel Mesquita de Araújo Neto, solicitando que seja editada norma que regulamente o Processo Administrativo de competência dos órgãos de execução da Defensoria Pública, com o objetivo de apurar o dano individual e coletivo, também foi retirado de pauta devido a ausência devidamente justificada por motivo de saúde da conselheira Ludmilla Maria Reis Paes Landim.
Compareceram à Sessão desta sexta-feira além da presidente, defensora pública geral, Francisca Hildeth Leal Evangelista Nunes, os conselheiros titulares subdefensor público geral Erisvaldo Marques dos Reis; Marcos Martins de Oliveira e Eric Leonardo Pires de Melo e os conselheiros suplentes Sarah Vieira Miranda Lages Cavalcanti e Rogério Newton de Carvalho Sousa. Tendo devidamente justificado as suas ausências os conselheiros José Weligton de Andrade, corregedor geral da DPE-PI e Ludmilla Maria Reis Paes Landim, assim como o presidente da Associação Piauiense de Defensores Públicos, João Batista Viana do Lago Neto. Estando em férias os conselheiros Dárcio Rufino de Holanda e Alessandro Andrade Spíndola. O ouvidor geral da Defensoria Pública, Roberto Melado Cordeiro Júnior, também justificou ausência por estar finalizando os preparativos para o Encontro de Ouvidores que será realizado na próxima semana em Teresina.