Piaui em Pauta

-
-
Corpo de Otavio Frias Filho é

Corpo de Otavio Frias Filho é cremado em cemitério na Grande SP.

Publicada em 21 de Agosto de 2018 �s 15h52


O corpo de Otavio Frias Filho, diretor de redação da “Folha de S.Paulo”, foi cremado no Cemitério Horto da Paz, em Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo, nesta terça-feira (21).

» Siga-nos no Twitter

O jornalista morreu nesta madrugada, aos 61 anos, no Hospital Sírio-Libanês, no Centro da capital. Ele lutava contra um tumor no pâncreas desde 2017.

Parentes, amigos, artistas e jornalistas foram ao cemitério prestar a última homenagem ao diretor de redação da “Folha”, entre eles o presidente do Conselho Editorial do Grupo Globo, João Roberto Marinho.

Casado com Fernanda Diamant, editora da revista "Quatro Cinco Um", Otavio Frias Filho deixa duas filhas, Miranda e Emília, e os irmãos Luiz, Maria Cristina e Maria Helena.

Primeiro filho de Dagmar Frias de Oliveira e de Octavio Frias de Oliveira, empresário que comprou em 1962 a “Folha de S.Paulo”, Frias Filho nasceu em São Paulo no dia 7 de junho de 1957.

Ele estudou direito e ciências sociais. Assumiu a direção de redação aos 26 anos, criou o Projeto Folha, o Manual de Redação e a função de ombudsman, entre outros feitos. Veja biografia.

Repercussão
O presidente Michel Temer disse que, sob a direção de Otavio, a Folha "tornou-se palco dos grandes debates intelectuais do país".

A Prefeitura de São Paulo, em nota, disse que Otavio "prestou um grande serviço à cidade".

"A Prefeitura de São lamenta a morte do jornalista e escritor Otavio Frias Filho e se solidariza com sua família, amigos e leitores. Como diretor de redação da Folha de S.Paulo, por mais de 30 anos, foi um dos grandes responsáveis pela modernização do jornalismo brasileiro a partir dos anos 80. À frente do jornal, formou gerações de jornalistas e comunicadores. Sob seu comando, a Folha tornou-se um dos principais veículos de comunicação, sem jamais deixar de dar relevância à cidade que o abriga. Otavio Frias Filho era um paulistano. Prestou grande serviço a São Paulo".

O governo do estado de São Paulo também enviou nota lamentando a morte.

"Governador Márcio França lamenta o falecimento do Diretor de Redação da Folha de São Paulo. O arrojo e o brilho intelectual marcaram a atuação profissional de Otavio Frias Filho. São Paulo e o Brasil estavam no centro de suas preocupações Foi com profunda tristeza que recebi a notícia da morte de Otavio Frias Filho, jornalista, diretor de redação e diretor editorial do Grupo Folha. A abordagem objetiva e apartidária da política, da economia e da cultura que ele imprimiu trouxe prestígio e reconhecimento para o jornal. Ele deixa seu nome gravado na história da imprensa nacional. Sob seu comando, a Folha de São Paulo se tornou um dos mais influentes diários do hemisfério sul. Meus pensamentos e orações estão com sua viúva, filhos e irmãos".

O presidente do Conselho Editorial do Grupo Globo, João Roberto Marinho, compareceu à cerimônia de cremação e divulgou a seguinte nota de pesar sobre a morte de Otavio Frias Filho:

"Convivi cerca de trinta anos com Otavio Frias Filho. Em todo esse período, pude testemunhar sua paixão por um jornalismo técnico, que levasse ao público os fatos com a maior correção possível, sempre num espírito plural. Foi um vitorioso naquilo que traçou para a Folha de S. Paulo e deixa um legado de realizações. Quero destacar o lado pessoal. Firme em suas posições, nunca abandonou seu jeito gentil, de saber ouvir, de se interessar pelo que o outro dizia, mesmo se discordasse. E um aspecto cada vez mais raro nos dias de hoje: apesar da posição de destaque, sempre preferiu a discrição, qualidade dos que sabem que a obra diz mais do que o homem. Fará muita falta, mas os alicerces que plantou dão a certeza de que a Folha seguirá sua trajetória de êxitos. Nesse instante, em nome do Grupo Globo, expresso nossos sentimentos à família e aos colegas da Folha".

O editor-executivo da Folha de S. Paulo, Sérgio Dávila, disse: "Perdemos todos um iluminista,um jornalista que brigava por arejar as ideiais , trazer o especttro mais plural das tendências e das ideias pro campo do jornalismo. Uma pessoa obsessiva com o contraditório - com o outro lado, com os outros lados que outro lado enseja. cada fato jornalístico tem sempre diversos aspectos que o cercam. E o Otávio Frias Filho era essa pessoa obsessiva por contemplar os diversos lados de uma mes a, de um mesmo fato."

O jornalista Caio Túlio Costa afirmou: "Esse é um momento muito triste pro jornalismo brasileiro como um todo e, sem exagero nenhum, é um momento muito triste pra nossa democracia. A gente perde um jornalista que tinha uma capacidade enorme de produzir material crítico, independente."

A cartunista Laerte Coutinho se manifestou nas redes sociais.

“O Brasil e o jornalismo brasileiro, em especial, perderam hoje um dos mais atuantes e instigantes de seus líderes: Otávio Frias Filho. Líder inconteste da Folha de São Paulo e do Universo On Line, foi sempre um dos mais argutos interlocutores da cena nacional. Era um homem reservado, correto, talentoso e corajoso. Fará falta ao país, à sua família, ao jornalismo e à Democracia.”

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes disse que agora é o "momento de agradecer" Frias Filho "por tudo que ensinou em termos de liberdade de imprensa e responsabilidade dos órgãos de comunicação". "Meus sentimentos à familia Frias e a toda equipe da Folha."

O jornalista Gilberto Dimenstein lembrou com carinho de Frias Filho:

O Ministério dos Direitos Humanos manifestou nota de pesar:

"O Ministro Gustavo Rocha, ao tempo em que se solidariza com a família pela inestimável perda, ressalta que a atuação jornalística de Frias Filho muito contribuiu para consolidação de valores caros à democracia brasileira, notadamente o voto direto e a construção de uma imprensa de qualidade e que presa pela pluralidade de opiniões."

A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), por meio de seu presidentem, Fernando Marcelo Mendes, manifestou "imenso pesar pelo falecimento do diretor de redação do jornal":

"Transmitimos nossos sinceros sentimentos aos familiares nesse momento de dor com a perda desse grande jornalista. Em sua trajetória, Otavio Frias Filho sempre atuou com profissionalismo, equilíbrio e ética. Como publisher de um dos mais importantes veículos de comunicação do país, buscou manter linha editorial independente, responsável e dentro de um elevado padrão jornalístico.

Otavio Frias Filho não só honrou o legado deixado pelo pai, fundador do grupo Folha, como modernizou o jornal, ampliou o alcance, estimulou a cobertura crítica e o debate de ideias. Sempre abriu espaço para o contraditório, com respeito aos direitos individuais, coletivos e ao Estado Democrático de Direito.

O Brasil perde um grande empresário, cidadão e jornalista que, por mais de três décadas, se dedicou a levar informação relevante e de qualidade a todo o país por meio das páginas da Folha de S. Paulo."

A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) lembrou, por meio de nota assinada por Paulo Tonet Camargo, do legado deixado pelo jornalista:

"Otavio Frias deixa um exemplo de dedicação e profissionalismo pelo trabalho exercido ao longo de sua carreira, em especial, como diretor de redação do jornal Folha de S. Paulo e diretor editorial do Grupo Folha.

Merece destaque o compromisso assumido com o jornalismo, sempre pautado na ética e na defesa da liberdade de imprensa e da democracia.

A ABERT presta solidariedade aos amigos, familiares e colegas de trabalho do jornalista neste momento de dor."

O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Claudio Lamachia, manifestou "profundo pesar pela morte do diretor de redação da 'Folha'", e oferece "sua solidariedade aos familiares e amigos neste momento doloroso".

"Otavio Frias Filho conduziu a Folha de acordo com os mais elevados princípios do jornalismo, que são também fundamentais para o Estado Democrático de Direito, como amplo espaço para o contraditório e para o debate de ideias divergentes.

Diariamente, o jornal apresenta sua visão crítica sobre os fatos mais relevantes do Brasil e do mundo. Sem uma imprensa ativa e crítica, a democracia jamais poderá existir em sua plenitude.

Lembraremos sempre da dedicação e empenho de Otavio Frias Filho ao jornalismo e à democracia por meio das páginas, impressas e virtuais, da Folha de S.Paulo."

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) lamentou profundamente o falecimento de Otavio Frias Filho. Em nota assinada pelo seu presidente, Robson Braga de Andrade, afirma que o jornalista foi "imprescindível na consolidação de uma imprensa livre, crítica, democrática e pluralista no Brasil".

"No cargo de diretor de Redação da 'Folha de S.Paulo', Frias esteve à frente de um projeto de modernização e de profissionalização da imprensa brasileira que serviu, em grande medida, de exemplo para outros jornais nas últimas três décadas.

Sob sua orientação, a Folha deixou uma forte marca na história recente do país ao cobrir, com ousadia e isenção, os novos rumos da política nacional a partir da redemocratização que se seguiu ao movimento pelas Diretas Já.

De inegável competência jornalística, provada no comando do jornal e em artigos de texto preciso e elegante, Otavio expandiu seu talento para a literatura infantojuvenil e para o teatro. Na dramaturgia, investigou a alma humana em seis peças.

Neste momento de pesar, nossos pensamentos se voltam para a família e os amigos de Otavio Frias Filho, assim como para todos os funcionários do Grupo Folha, na intenção de que encontrem conforto no legado desse destacado jornalista brasileiro."
Tags: Corpo de Otavio - O corpo de Otavio

Fonte: globo �|� Publicado por: Da Redação
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FSA
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FIEPI