Piaui em Pauta

-
-
Cortina de plástico é instalad

Cortina de plástico é instalada em hospital de campanha para pacientes abraçarem familiares.

Publicada em 27 de Julho de 2020 �s 23h31


É comum os profissionais de saúde ouvirem os pacientes com Covid-19 reclamando da falta da família. Para amenizar a saudade, uma ‘cortina’ de plástico foi instalada nesta segunda-feira (27) no Hospital de Campanha Pedro Balzi, em Teresina, para aumentar o alto astral das pessoas que estão internadas na unidade.

» Siga-nos no Twitter

Veja serviços afetados pelo coronavírus no Piauí
O que fazer e para onde ir em caso de aparecimento dos sintomas
Acompanhe a evolução da curva epidêmica no estado
A coordenadora-geral do hospital de campanha, Gina Nogueira, explicou ao G1 que conheceu a ideia da ‘cortina do abraço’ por meio da internet e que decidiu levar para a unidade após perceber que muitos pacientes estavam tristes em passar tantos dias sem ver seus familiares.

“Nós vimos um vídeo no início da pandemia, então eu tive essa ideia. A gente já tinha o passeio terapêutico e nós começamos a chamar os familiares, porque temos muitos pacientes depressivos devido ao distanciamento social. Então veio a ideia de fazer uma cortina, a infectologista autorizou, disse que era viável dentro de um protocolo de limpezaâ€, afirmou.

Neta compra 'cortina' de plástico para abraçar avó idosa após 100 dias de distanciamento em Teresina
O passeio terapêutico é um procedimento adotado pelos profissionais do hospital desde o início de julho. Os pacientes são transportados em cadeiras de rodas ou mesmo caminhando para a área externa da unidade, seguindo todos os protocolos de segurança. O objetivo do passeio, assim como a ‘cortina’, é proporcionar o bem-estar e acelerar o processo de cura.

A direção do hospital de campanha confeccionou duas cortinas de plástico e ganhou mais duas. A ideia é de que o material seja trocado após cada paciente utilizá-la. A previsão é que três ou quatro pacientes utilizem as cortinas por dia.

“Os psicólogos irão detectar os pacientes que mais precisam desse abraço. A assistência social será responsável por entrar em contato com os familiaresâ€, contou a diretora.
Nesta segunda-feira (27), a cortina foi instalada e passou por testes. A partir de terça-feira (28), os pacientes poderão utilizar para amenizar a saudade dos seus entes queridos.


Decretos no Piauí de isolamento social

Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas.

Aulas em escolas e universidades, a maioria das atividades comerciais, esportivas e de serviços em geral estão suspensas por tempo indeterminado.

Serviços essenciais como farmácias, postos de combustíveis e supermercados continuam mantidos mas estão regulamentados. O atendimento em clínicas, hospitais e laboratórios, assim como o funcionamento de escritórios de advocacia e contábeis também foram liberados mediante cumprimento de regras.

O uso de máscaras em locais públicos tornou-se obrigatório em todo o estado. Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.

Prevenção, contágio e sintomas
Lavar as mãos de forma correta (veja vídeo), uso de álcool em gel, sempre usar máscaras, evitar contato pessoal e aglomerações de pessoas são algumas das orientações para evitar o contágio da doença.

É importante também ficar atento quanto aos principais sintomas (tosse seca, congestão nasal, dores no corpo, diarreia, inflamação na garganta e, nos casos mais graves, febre acima de 37° C e dificuldade para respirar). Um guia ilustrado preparado pelo G1 ajuda a tirar dúvidas.

Tags: Cortina de plástico - É comum os profissio

Fonte: globo �|� Publicado por: Da Redação
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade CORONAVIRUS
Publicidade FSA
Publicidade FIEPI