Piaui em Pauta

-
-
Cunha anuncia votação de pauta

Cunha anuncia votação de pautas ?pró-governo?

Publicada em 26 de Outubro de 2015 �s 21h01


 BRASÍLIA - Num momento de pacificação com o governo, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), confirmou nesta segunda-feira que colocará para votar esta semana projetos que refletem em melhorias da economia, como deseja o governo. O cronograma de Cunha prevê votar amanhã a medida provisória que autoriza o reajuste de três taxas cobradas por órgãos federais - Ancine, Ibama e Cade -, na quarta, o projeto de repatriação de recursos e bens no exterior e dar início à votação da proposta da securitização da dívida ativa de União e estados.

» Siga-nos no Twitter

Cunha disse que, com a aprovação da renegociação das dívidas, a securitização, a Câmara estará dando uma contribuição para o governo sair do "buraco financeiro".

— Tem um projeto muito bem feito que está sendo discutido a várias mãos. Vários líderes assinaram. A ideia é votar a urgência. A securitização da dívida ativa tanto da União e dos estados. Tem uma dívida ativa de R$ 2 trilhões. Destes, R$ 500 bilhões são facilmente negociáveis. Só isso poderia resolver o problema do ano inteiro que vem com sobra. É uma contribuição que a Câmara dos Deputados quer dar para resolver o problema do buraco financeiro do governo — disse Cunha.

Nessa trégua com o governo, o presidente da Câmara evitou comentar a busca que a Polícia Federal fez num escritório de um dos filhos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

— Não quero ficar falando sobre isso, nem julgar o que está acontecendo com os outros. Não sei o que aconteceu com a família do ex-presidente.

Cunha atacou o deputado Silvio Costa (PSC-PE), que, na semana passada, encaminhou pedido ao procurador-geral da República pedindo o afastamento do peemedebista do comando da Câmara. Cunha afirmou que Costa não tem credibilidade para encaminhar um pedido dessa natureza.

— O Silvio Costa é vice-líder do governo. É preciso saber se está fazendo isso em nome próprio. Cabe o governo esclarecer. Como vice-líder ele protagoniza espetáculo todo dia, em disputas com o próprio governo. Ele não tem a menor credibilidade para fazer qualquer representação contra quem quer que seja. Não vou perder tempo com Silvio Costa. Ele não tem credibilidade, nem as palavras dele.

PUBLICIDADE

Cunha realiza nesta terça uma sessão ordinária da Câmara. Será a terceira desse tipo desde que o pedido de investigação contra ele no Conselho de Ética chegou à Mesa da Câmara. Pelo regimento, o presidente tem até três sessões ordinárias para devolver o processo ao conselho. Ele disse que esse procedimento nem passa por ele e quem conduz o trâmite de devolver é o secretário-geral.

— Esse ato (devolver ao conselho) não é da minha alçada.

O presidente do Conselho de Ética, José Carlos Araújo (PSD-BA) disse que o processo deve chegar ao conselho na quarta e que não terá tempo de marcar reunião para esta semana e escolher o relator do processo. A reunião deverá ocorrer no dia 3 de novembro apenas.

GOVERNO COMEMORA CUNHA PAZ E AMOR

A divulgação de que a pauta econômica finalmente andará na Câmara após um período de guerra com troca de acusações entre Eduardo Cunha e o Palácio do Planalto foi vista como um momento de trégua por governistas e uma sinalização de que o presidente da Câmara, ao menos durante este início de semana, atenderá um dos principais pleitos do governo que quer, além de ver o impeachment definitivamente engavetado, a votação das matérias para recuperar a economia.

O líder do PT, Sibá Machado (AC), disse que é um “ambiente novo”, conquistado graças à ação de deputados e ministros do governo junto a Cunha. Há algumas semanas os ministros Edinho Silva (Comunicação) e, principalmente, Jaques Wagner (Casa Civil), dialogam com Cunha pedindo o destravamento da pauta como forma de distensionar o cenário político.

— Tem muita gente debruçada sobre esse assunto, apresentando aos principais ministros essas pautas e temos buscado que Eduardo Cunha libere essa pauta, que é importante para o país. Uma agenda como essa, claro que ajuda, não só o governo, mas o Brasil. A pauta do primeiro semestre foi muito atribulada e contaminada. Precisa de um esforço coletivo, porque quem não entra nessa agenda acaba se colocando contra o Brasil — disse Sibá.

Questionado se acreditava que a nova postura de Cunha se deve à sua busca por apoio para se manter na presidência da Câmara e escapar do processo de cassação do mandato no Conselho de Ética, Sibá foi evasivo.

PUBLICIDADE

— Eu não sei se ele está com esse tipo de interesse, mas nós tratamos disso desde agosto e somente agora, mais recentemente, o governo entrou mais forte nessa agenda. Entendo que esse é um ambiente mais novo mesmo. Mas, se há coincidência de outros interesses, aí é outra história.

Para deputados da oposição, a ação de Cunha é uma demonstração clara de que decidiu ajudar o governo. Um líder oposicionista lembra que, na semana passada, uma ação conjunta de Cunha e do PT inviabilizou a votação de requerimentos de convocação do pecuarista José Carlos Bumlai e do lobista Fernando Baiano na CPI dos Fundos de Pensão. Para este líder, esta foi a primeira demonstração de que o presidente da Câmara está mais afinado com o Palácio do Planalto, para tentar sobreviver politicamente.

— Está claro que ele está pegando mais leve e que isso é um acordo de autopreservação. Vamos ver até quando vai durar — disse o deputado.



Tags: Cunha anuncia votaçã - BRASÍLIA - Num momen

Fonte: globo �|� Publicado por: Da Redação
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade CORONAVIRUS
Publicidade FSA
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FIEPI