Você está navegando por: Notícias Piauí
Assine o nosso Feed de Piauí

Curso de teste rápido de leishmaniose é realizado em Parnaíba

Publicada em 16 de Maio de 2013 às 17h00 Versão para impressão

Treinar agentes de endemias e veterinários do nos municípios da Planície Litorânea. Esse foi o objetivo de um treinamento para teste rápido de leishmaniose visceral canino. O curso foi realizado pela  1ª Coordenação Regional de Saúde, de Parnaíba entre os dias 13 e 14 desse mês.

O teste rápido qualitativo é um ensaio de triagem, que emprega uma combinação única de antígenos recombinantes específicos para a detecção de anticorpos específicos para leishmaniose em cães.

Segundo Manoel Monteiro, técnico da Regional de Saúde e responsável pelo laboratório de leishmaniose, o teste rápido é de alta tecnologia, confiável, rápido, simples e fácil de manusear.

“O teste rápido é um novo protocolo do Ministério da Saúde em parceria com a Fio Cruz que vem substituir a imunofluorenscência indireta. Agora os profissionais desta região poderão, de forma mais prática e segura realizar este tipo de testes.” Disse Manoel Monteiro.

Ainda de acordo com Manoel Monteiro, o procedimento acontecerá quando houver casos suspeitos ou confirmados de cães com calazar ou pessoas com suspeita. “O trabalho é realizado na área, através de um inquérito canino para ser detectado o reservatório e descobrir os cães com vírus positivos que estão servindo como uma espécie de reservatórios para transmissão”, explica o técnico.

O curso foi encerrado com uma avaliação e uma aula prática realizada em campo.



» Siga-nos no Twitter

Palavras-chaves:
Fonte: Governo do Estado  |  Edição:

Veja também

Comentários (0)

  • Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro.

Comentário

Comente

adsense
Publicidade FSA
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FIEPI
Publicidade TERNO E CIA
Publicidade OZONTEC