Publicada em 07 de Maio de 2013 �s 13h17
O processo de reabilitação de um paciente que possui alguma forma de deficiência vai além das sessões de atendimento especializado. O apoio, incentivo e estímulo da família no dia-a-dia são componentes essenciais para o tratamento.
Para orientar e oferecer esclarecimento aos pais dos pacientes do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), a equipe de psicólogos oferece há oito meses o Curso para Pais, onde os pais e responsáveis por crianças com paralisia cerebral e adultos amputados ou com Lesões Encefálicas Adquiridas (LEA).
“Aqui no Ceir seguimos o padrão da Associação de Assistência à Criança com Deficiência (AACD), e foi baseado no curso que eles oferecem que sentimos a necessidade de trazer para Teresina um curso para os pais dos nossos pacientes”, explica a psicóloga do Centro, Lígia Cronemberger.
Luana Silva descobriu que seu filho Arthur, de 11 meses de idade, teve seu sistema psicomotor afetado devido às complicações que ela teve durante o parto. “Quando ele tinha três meses foi que descobri esse problema. Não entendia muito bem sobre essa sequela, mas logo fui encaminhada ao Ceir e aqui, medida que ele ia fazendo as avaliações, eu e o pai dele participamos do Curso para Pais”, contou.
Assim como Luana, cerca de 40 mães, pais e responsáveis já participaram do curso que é realizado semanalmente e já possuem seus certificados. “O curso conta com a participação dos diversos profissionais do Ceir, que apresentam as especificidades de suas áreas e mostram como a família pode contribuir para o processo de reabilitação. É o momento em que os sensibilizamos de que o tratamento não acontece apenas sob a orientação dos profissionais, mas que envolve a participação e o incentivo de cada um deles”, enfatiza Lígia.
“Eu e meu marido nos revezamos na participação do curso. Sempre que possível, estamos juntos nas palestras e quando isso não acontece, relatamos um ao outro o que foi abordado naquela semana. Com o Curso para Pais temos aprendido a lidar com as limitações do Arthur, como cuidar dele em casa e nos sentimos motivados a buscar uma vida melhor para ele”, disse Luana Silva.
Após a participação neste curso, os pais desenvolvem outro olhar sobre a reabilitação e passam a ser mais atuantes no processo. Devido a este retorno positivo, o Centro Integrado de Reabilitação já viabiliza a expansão do curso para pais de crianças que se enquadram em outros serviços. “Em breve estaremos oferecendo mais turmas desse curso, pois os resultados têm sido positivos”, finalizou Lígia Cronemberger.