Piaui em Pauta

-
-
Daniel Silveira sofre primeira

Daniel Silveira sofre primeira derrota no Conselho de Ética, que suspende seu mandato por dois meses

Publicada em 29 de Junho de 2021 �s 16h55


BRASÍLIA — O Conselho de Ética da Câmara aprovou nesta terça-feira a suspensão do mandato de Daniel Silveira (PSL-RJ) por dois meses. Foram 13 votos a favor e 3 contra. Esta foi a primeira derrota do deputado bolsonarista no colegiado, no qual responde outras duas acusações.

» Siga-nos no Twitter

Neste caso, Silveira responde por ter gravado clandestinamente uma reunião da bancada do PSL, seu partido, em outubro de 2019. O deputado pode recorrer à CCJ. Para ser confirmada a suspensão do mandato, o plenário precisa confirmar a decisão do conselho.

O relator desse caso, Alexandre Leite (DEM-SP), defendeu, inicialmente, uma suspensão por quatro meses do mandato. Mas ele acatou uma ponderação de Carlos Sampaio (PSDB-SP) e reduziu a pena para a metade, dois meses.

Daniel Silveira responde a outros dois processos no conselho. Em uma representação é acusado de atacar ministros do STF e fazer apologia ao AI-5, um ato que endureceu ainda mais a ditadura, fechou o Congresso, cassou mandatos e matou e desapareceu com opositores do regime militar. Esse vídeo veiculou em fevereiro deste ano e levou o parlamentar à prisão, por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do STF. O relator Fernando Rodolfo (PL-PE) propôs seis meses de suspensão do mandato.

Em um outro caso, ele responde por ter feito ameaças a manifestantes conhecidos como "antifascistas", num ato que ocorreu no Rio neste ano. O parlamentar ameaçou esse grupo e afirmou que poderiam "tomar um (tiro) no meio da caixa do peito". A relatora, Professora Rosa Neide (PT-MT), ainda irá apresentar seu relatório.
Tags: Daniel Silveira sofr - Daniel Silveira

Fonte: globo �|� Publicado por: Da Redação
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FSA
Publicidade FIEPI