Publicada em 11 de Abril de 2013 �s 17h26
A defensora pública Verônica Acioly de Vasconcelos, do Núcleo de Defesa da Mulher em Situação de Violência da DPE-PI, participou nos últimos dias 4 e 5 deste mês de abril, na cidade São Paulo (SP), da 1ª Reunião Ordinária da Comissão Especial para Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher do Conselho Nacional de Defensores Públicos Gerais (Condege). O encontro ocorreu na sede da Defensoria Pública de São Paulo.
A reunião teve por objetivo a troca de experiências entre representantes dos Núcleos de Defesa e Proteção da Mulher de vários estados brasileiros, buscando normatizar procedimentos e definir o aparelhamento mínimo necessário para o atendimento das mulheres em situação de violência que procuram a Defensoria Pública.
Segundo Verônica Acioly, durante dois dias foi realizado o Planejamento para o ano de 2013, com a definição de um Protocolo contendo procedimento, atendimento e estrutura necessários aos Núcleos de Defesa dos Direitos da Mulher. Ela explica que foram discutidas as necessidades e reivindicações de cada estado, para que fosse montado o Protocolo. A consolidação do documento terá uma apresentação final em nova reunião da Comissão Especial para Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher do Condege, prevista para acontecer no estado de Mato Grosso. Após aprovado, o documento será encaminhado às Defensorias Gerais dos estados, para que sejam tomadas as devidas providências.
Compuseram a mesa de abertura da reunião a defensora pública geral do Estado de São Paulo, Daniela Sollberger Cembranelli; a defensora coordenadora do Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher da Defensoria paulista, Ana Paula Meirelles; defensora do RJ e coordenadora da Comissão do Condege, Sula Omari e a ouvidora-geral da Defensoria paulista, Luciana Zafallon.