Piaui em Pauta

-
-
O evento discutiu a profissionalização da gestão nas Defensorias Públicas Estadu

Defensores piauienses participam de Seminário de Gestão Estratégica no Ceará

Publicada em 06 de Outubro de 2015 �s 12h40


  												Defensores piauienses participaram do I Seminário de Gestão Estratégica da Defensoria Pública, no Ceará.						 (Foto:Ascom DPE Ceará)					Defensores piauienses participaram do I Seminário de Gestão Estratégica da Defensoria Pública, no Ceará. (Foto:Ascom DPE Ceará)

Os defensores públicos Ivanovick Feitosa Dias Pinheiro e João Castelo Branco Vasconcelos Neto, respectivamente assessor Jurídico e diretor Administrativo da DPE-PI, participaram, na semana passada, do I Seminário de Gestão Estratégica da Defensoria Pública, realizado pela Defensoria Pública do Estado do Ceará. O evento foi realizado no auditório Jesus Xavier de Brito, na sede administrativa da Instituição, localizada na Av. Pinto Bandeira, nº 1111 – bairro Luciano Cavalcante.

A abertura do Seminário foi feita pela defensora pública do Estado do Ceará, Andrea Maria Alves Coelho, que recepcionou os defensores públicos presentes. Além do Piauí, participaram defensores dos estados do Bahia, Pará, Pernambuco, São Paulo, Rondônia e Espírito Santo e o controlador do Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM),  Luís Mário Vieira, que ministrou palestra com o tema “Inovação Administrativa e Uso Eficiente da Máquina Pública”. O evento reuniu também colaboradores da Defensoria do Ceará, universitários, servidores de instituições públicas e representantes da sociedade civil.

Em sua fala, Andrea Coelho comentou que o período de sua gestão foi cheio de desafios e conquistas e destacou a profissionalização da gestão como um dos pontos importantes dos últimos quatro anos. Segundo ela, o planejamento estratégico trouxe um ganho significativo para a Defensoria, e agora que a instituição já aprendeu a caminhar com as próprias pernas, o caminho do crescimento é sem volta. “Temos que pensar que as conquistas da Defensoria Pública são para a perenidade”, concluiu.

O controlador do TCM disse que a administração da DPGE encontra-se em processo de franco crescimento, passando por todas as etapas que as instituições, a exemplo do TCM, passaram para chegar onde estão hoje. "É fundamental que todos os defensores públicos que ocupam cargos de gestão se especializem  em suas áreas de atuação nos melhores institutos do país", afirmou.

Avaliando a participação no evento, o defensor João Castelo Branco Vasconcelos Neto afirma que "o evento ressaltou as necessidades e prioridades das gestões das Defensorias Públicas. Nenhuma Instituição pode mais abrir mão de um planejamento estratégico e administrativo sólido que garanta a modernização e o avanço da Defensoria".

Ivanovick Pinheiro, por sua vez, destacou que “os desafios enfrentados pelas diversas Defensorias Públicas do Brasil são semelhantes, notadamente no atual contexto de concretização da autonomia. E, o encontro em Fortaleza certamente se mostrou essencial na compreensão dos principais desafios após a Emenda Constitucional 80/2014, são eles: fortalecimento do Orçamento através de fontes externas, solução de excelência para os desafios tecnológicos, modelo de expansão através de subregionais ou macrounidades, aperfeiçoamento do processo de recrutamento de defensores e formação de líderes no quadro, além da elaboração de instrumentos de gestão eficiente e de um planejamento de litigância estratégica”.

O Seminário contou ainda com a apresentação de práticas exitosas nas Defensorias de Pernambuco, São Paulo e Pará. O consultor da Defensoria Pública de Pernambuco,  Helton Silva, falou sobre a importância da ouvidoria externa; já o subdefensor geral do Pará, José Arruda, demonstrou algumas práticas internas de sucesso da Defensoria Pública no seu estado e o subdefensor geral de São Paulo, Rafael Morais, deu como exemplo o sistema da Defensoria On Line (DOL), implementado na Defensoria de SP e que tem como meta integrar e facilitar o atendimento ao cidadão, otimizando os serviços. 

Ao final, foi elaborada a carta de intenções, com as deliberações do colegiado presente para os demais encontros.



» Siga-nos no Twitter

Tags:

Fonte: Governo do Estado �|� Publicado por:
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FIEPI
Publicidade FSA
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)