Piaui em Pauta

-
-
Para ter acesso ao exame os interessados devem se dirigir à Defensoria

Defensoria e Lancen completam 3 anos de parceria exitosa na realização do exame de DNA

Publicada em 02 de Maio de 2015 �s 11h26


A Defensoria Pública do Estado do Piauí e o Laboratório Central do Piauí (Lacen) comemoraram na última quinta-feira (30)  três anos de parceria para a realização do exame de DNA, que possibilita o reconhecimento de paternidade. A data foi lembrada com uma palestra realizada no auditório do laboratório, com a presença do subdefensor público geral, Erisvaldo Marques dos Reis.

A palestra, à qual também compareceu a coordenadora de DNA da DPE-PI, Ana Maria Freitas e Silva, foi proferida pelo doutor em Biólogo do Lancen,  Adelino Soares Neto, que discorreu sobre os processos da realização do exame, exemplificando como podem ser os resultados. Segundo ele, de 2012 até 2015 foram realizados 2.560 exames pelo laboratório, sendo que neste ano de 2015 já foram realizados 247. Em sua fala o Biólogo explicou que a parceria com a Defensoria Pública possibilitou ampliar o leque de atendimento, a partir da capacitação dos técnicos que fazem a coleta do material na capital e interior do Estado.  

Segundo a diretora do Lacen, Walterlene Carvalho, atualmente são feitos 60 exames por mês, em média. “Mas, esse número dobra ou triplica, dependendo das ações da Justiça Itinerante pelo interior do Estado. Essa parceria entre o Lacen e a Defensoria Pública representa uma melhoria para todas as pessoas que não tem condições de ter um registro. As amostras são encaminhadas para o Lacen via Defensoria. O Estado está lucrando com isso e a população também está lucrando e nós realmente queremos chegar em outros municípios que ainda não estamos através dessa parceria", disse.

Para o doutor em Biologia do Lacen, Adelino Neto, a parceria tem um importante significado. "Significa desenvolver nosso papel enquanto servidores públicos, atendendo a população e, nesse caso específico, a população carente. É uma parceria que é exclusiva e facilita o nosso trabalho. Além da Defensoria só temos o Tribunal de Justiça como parceiro, e o Lacen só existe porque existe essa demanda da Defensoria e do Tribunal. Esperamos que ela perdure", destacou.

O subdefensor público geral, Erisvaldo Marques dos Reis, afirmou que a parceria entre a Defensoria e o Laboratório Central é de suma importância para os Assistidos pela Instituição. "Essa parceria é de vital importância para que as pessoas possam descobrir quem são seus genitores, dessa forma podendo receber o nome deles em seus registros, o que é um direito assegurado. O fato do Lacen estar realizando os exames aqui mesmo em Teresina há 3 anos agilizou muito os resultados e agora as ações demoram menos, tendo em vista essa agilidade. Isso também se dá quando é necessário requisitar a segunda via. Hoje aqui nos foi demonstrada a total segurança com que é feito o exame, através de profissionais capacitados e equipamentos modernos e seguros, o que nos dá total tranquilidade quanto aos resultados obtidos. Para os nossos Assistidos o ganho é total. Com certeza  a Defensoria quer manter essa parceria. Os exames feitos pelo Lacen vêm ocorrendo por causa da atuação da Defensoria, o que demonstra o compromisso do Governo do Estado com os mais necessitados. Enquanto houver uma criança sem pai o mãe no Piauí essa parceria tem que continuar acontecendo", pontuou.

Para ter acesso ao exame, o interessado deve se dirigir até a Defensoria Pública, onde será aberto processo de investigação de paternidade ou maternidade e marcado o exame, que tem o resultado conhecido no período de 60 a 70 dias.



» Siga-nos no Twitter

Tags:

Fonte: Governo do Estado �|� Publicado por:
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FSA
Publicidade FIEPI
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)