Piaui em Pauta

-
-
A população será atendida até a próxima sexta-feira (30)

Defensoria inicia atendimento dentro do Mutirão do Justiça Itinerante

Publicada em 27 de Janeiro de 2015 �s 11h59


  												Pessoas aguardam atendimento, na Defensoria Itinerante						 (Foto:Lázaro Lemos)					Pessoas aguardam atendimento, na Defensoria Itinerante (Foto:Lázaro Lemos)

A Defensoria Pública do Estado do Piauí, através da Defensoria Itinerante, iniciou nesta terça-feira (27), os atendimentos no primeiro Mutirão do Programa Justiça Itinerante em 2015, que acontece na sede do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí até a próxima sexta-feira (30). Diariamente estão sendo disponibilizadas 100 senhas para a população.

Os trabalhos estão sendo coordenados pelo diretor da Defensoria Itinerante, defensor público Afonso Lima da Cruz Júnior, que destaca a boa expectativa e o desempenho da ação. "Nossa expectativa é grande, muito boa, porque estamos iniciando o semestre e o ano com a possibilidade de fazer um atendimento em massa através da Itinerante. Aqui realizamos toda a execução do serviço, que vai desde o atendimento preliminar, com a confecção da petição inicial, até o resultado final com a sentença prolatada por um juiz. O que se pode notar nos procedimentos realizados pela Itinerante é a efetividade da Justiça, resultado de um trabalho que vem avançando e, consequentemente, contando com a satisfação da população", disse.

O diretor explica ainda que o trabalho no Mutirão do Programa Justiça Itinerante é direcionado para demandas mais simples. "Atendemos casos de menor complexidade, os procedimentos que são realizados de forma consensual, sendo os mais procurados os divórcios, as retificações de registro e os suprimentos de nascimento e óbito", diz e complementa, "nossa meta neste ano é superar os dados estatísticos do ano passado, no qual realizamos aproximadamente 17 mil atendimentos, somando-se todo o atendimento da Defensoria Itinerante, que atua tanto dentro do Programa Justiça Itinerante como de forma individual, em outras atividades que abrangem ainda o interior do Estado. Nessa realidade, a demanda deve cada vez mais aumentar e nosso trabalho cada vez mais se profissionalizar", afirma o defensor.

Presente ao Tribunal de Justiça, o professor Marcos Paulo disse estar ali para resolver um caso de retificação de registro através da Defensoria. Já, Edson dos Santos Sousa, que é vendedor, estava em busca da realização de um exame de DNA. "Essa é a segunda vez que recorro à Defensoria Itinerante, que desenvolve um trabalho bom e com rapidez", disse.

O diretor da Defensoria Itinerante lembra ainda que o atendimento da Defensoria Pública leva em consideração o perfil do assistido, que é hipossuficiente, não tendo condições de arcar com as custas de um processo ou contratar advogado particular.

Além da direção do defensor público Afonso Lima da Cruz Júnior, a Defensoria Itinerante conta com a coordenação da defensora pública Paula Batista da Silva. O Programa Justiça Itinerante é desenvolvido pelo Tribunal de Justiça do Piauí e, além da Defensoria Pública, conta com outras instituições parceiras.



» Siga-nos no Twitter

Tags:

Fonte: Governo do Estado �|� Publicado por:
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FIEPI
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FSA