Piaui em Pauta

-
-
Além da Defensoria Pública e do Ministério Público, a Frente conta com a partici

Defensoria participa do lançamento da Frente de Combate ao Feminicídio

Publicada em 26 de Novembro de 2015 �s 08h46


A coordenadora do Núcleo Especialziado de Defesa da Mulher em Situação de Violência da DPE-PI, defensora pública Lia Medeiros, que também é titular da 1ª Defensoria Pública da Mulher, participou, nessa quarta-feira (25), na sede do Ministério Público Estadual, do lançamento da Frente de Combate ao Feminicídio, feita pela subprocuradora geral de Justiça, Zélia Saraiva Lima; o coordenador do Núcleo das Promotorias do Tribunal do Júri, Ubiraci Rocha, e o promotor de justiça Francisco de Jesus Lima.

Durante o lançamento, foram apresentadas propostas de atuação dos órgãos envolvidos no combate à violência contra a mulher, sendo uma delas melhorar o atendimento das vítimas nas delegacias, assim como a coleta de provas contra o agressor no sentido de facilitar a conclusão do processo. “Queremos que essa qualificadora do crime seja tratada com a atenção que merece. Vamos procurar maior integração também com os magistrados”, destacou o coordenador Ubiraci Rocha.

A coordenadora do Núcleo da Mulher, Lia Medeiros, destaca que ainda se tem muito o que avançar. "Há muito preconceito quanto à tipificação do feminicídio e até uma certa confusão quanto à sua configuração. Porém, iniciativas como esta, nas quais é proposto o debate do tema, são de grande importância. Por ser uma inovação, se faz necessário o constante diálogo entre as instituições aplicadoras do direito e a sociedade civil, para que possa haver um aprofundamento sério e responsável da matéria. Ademais, deve haver um envolvimento geral, com a participação de todos os setores envolvidos", pontuou Lia Medeiros.

Também, quando do lançamento, os estudantes da Unidade Escolar Gervásio Costa apresentaram peça teatral sobre as consequências da violência contra a mulher. Os presentes assistiram ainda a um curta-metragem produzido pelos alunos do Liceu Piauiense, que trata da aplicação da Lei Maria da Penha.

Além da Defensoria Pública e do Ministério Público, a Frente conta com a participação da Ordem dos Advogados do Brasil - Secção Piauí e da Secretaria da Segurança.



» Siga-nos no Twitter

Tags:

Fonte: Governo do Estado �|� Publicado por:
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FIEPI
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FSA