Publicada em 09 de Dezembro de 2013 �s 14h33
A Defensoria Pública Estadual do Piauí (DPE-PI) estará presente no Fórum Mundial de Direitos Humanos (FMDH) que iniciará nesta terça-feira (10), em Brasília (DF), no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB). Representarão a DPE-PI, os defensores públicos Igo Castelo Branco Sampaio do Núcleo Especializado de Defesa dos Direitos Humanos e Tutelas Coletivas e, Gerimar de Brito Vieira, da 1ª Defensoria Pública Cível.
Para o evento, que acontece até o dia 13, estão sendo aguardados participantes de mais de 80 países. A abertura, que acontece na data em que se comemoram 65 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, contará com uma homenagem ao líder sul-africano Nelson Mandela, falecido na última quinta-feira (5).
O Fórum é uma iniciativa da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) em parceria com entidades da sociedade civil, organismos internacionais e outros órgãos de Governo. O objetivo é promover um espaço de debate público sobre direitos humanos no mundo, em que sejam tratados seus principais avanços e desafios com foco no respeito às diferenças, na participação social, na redução das desigualdades e no enfrentamento às violações de direitos humanos.
Fórum
O Fórum contará ainda com uma série de atividades autogestionadas, temáticas e convergentes. Haverá também diversas atrações culturais. Ainda no dia 10, a partir das 14h, acontecerá o lançamento de publicações da SDH/PR sobre os "Anais da 3ª Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência" e da "Coleção Educação 12 Direitos – Por uma Cultura em Direitos Humanos".
O FMDH está organizado em três eixos temáticos que contarão com três debates e uma conferência cada. Entre os eixos temáticos e os debates serão discutidos: “Os Direitos Humanos como Bandeira de Luta dos Povos”; “A universalização de Direitos Humanos em um contexto de vulnerabilidades” e “A transversalidade dos Direitos Humanos”