Publicada em 24 de Novembro de 2014 �s 09h35
A Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE-PI) terá novamente participação efetiva na Semana Nacional de Conciliação, mobilização organizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), onde todos os Tribunais do país participam.
Esta é a 9ª edição da Semana e acontecerá a partir desta segunda-feira (24) até o dia 28 deste mês de novembro, tendo por objetivo disseminar a cultura da paz e do diálogo, desestimulando condutas que gerem conflitos e proporcionando às partes uma oportunidade de conciliação.
No intuito de colaborar efetivamente com a mobilização, a Defensoria Pública, através da Diretoria Cível, estabeleceu escala e participação para os defensores públicos convocados para participar da Semana, que se revezarão para acompanhar o maior número de assistidos nas audiências, de forma a manter a qualidade de atendimento e otimizar os resultados dos acordos firmados.
Para a realização da Semana, os tribunais fazem a triagem dos processos que tenham possibilidade de acordo e intimam as partes envolvidas no conflito. De acordo com dados do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, este ano, além das Varas da Família, participarão também as Varas Cíveis e a Justiça Itinerante. Somente nas Varas da Família, foram agendadas 640 audiências que serão divididas em 8 salas de conciliação, ou seja, é previsto a realização de 128 audiências por dia.
Conciliar é a maneira mais fácil e ágil de solucionar conflitos, além de promover a pacificação social, o respeito entre as partes, resulta também na celeridade da Justiça, desafogando a demanda de processos nas Varas.