Publicada em 05 de Novembro de 2012 �s 14h13
A Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE-PI) terá participação efetiva na Semana Nacional de Conciliação, desenvolvida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com os tribunais participantes do movimento pela conciliação. Com o conceito Quem concilia sempre sai ganhando, a semana será realizada de 07 a 14 de novembro de 2012 e tem por objetivo disseminar em todo o país a cultura da paz e do diálogo, desestimulando condutas que gerem conflitos e proporcionando às partes uma oportunidade de conciliação.
Segundo a defensora pública, Patrícia Ferreira Monte, diretora substituta da Diretoria Civel da DPE-PI , “a Defensoria Pública, no intuito de cooperar com o programa, convocou todos os defensores públicos que atuam na área do Direito da Família, que se revezarão conforme escalas de plantão, para acompanhar o maior número de assistidos nas audiências, de forma a manter a qualidade de atendimento e otimizar os resultados dos acordos firmados”.
Patrícia Monte informa que a previsão é que aconteçam 16 audiências simultâneas por turno, manhã e tarde. Ela ressalta que a Defensoria Pública do Estado do Piauí mantém atendimento constante à população, através de sua Coordenação de Conciliação, incentivando a realização de acordos extrajudiciais entre as partes.
De acordo com dados do CNJ deste ano, os mutirões de conciliação receberão o reforço de 5.294 defensores públicos por todo o país. Esses profissionais vão se somar a juízes, advogados, técnicos, servidores, especialistas e voluntários, tendo todos o objetivo de reduzir os estoques de processos judiciais.