Piaui em Pauta

-
-
Deputada solicita solenidade p

Deputada solicita solenidade para comemorar Dia Mundial de Combate ao Câncer.

Publicada em 31 de Março de 2014 �s 23h16


 Para comemorar O Dia Mundial de Combate ao Câncer, a deputada Rejane Dias (PT) apresentou na última quinta-feira (27) um requerimento solicitando uma sessão solene para o dia 15 de abril, a ser realizada no Plenário da Assembleia Legislativa. Aprovada a honraria, servirá para tratar de medidas preventivas em combate a novos casos de câncer no país.

» Siga-nos no Twitter

De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), em média 580 mil casos novos da doença são esperados para 2014. O estudo aponta também que os cânceres mais incidentes na população brasileira são a pele não melanoma (182 mil), próstata (69 mil), mama (57 mil); cólon e reto (33 mil), pulmão (27 mil) e estômago (20 mil).

Ao todo, ainda segundo o instituto, estão relacionados na publicação os 19 tipos de câncer mais frequentes, sendo 14 na população masculina e 17 na feminina, com uma estimativa de 394.450 novos casos, sendo 52% em homens e 48,% entre as mulheres.

O número de casos novos para cada tipo de câncer foi calculado com base nas taxas de mortalidade dos estados e capitais brasileiras (Sistema de Informação Sobre Mortalidade - SIM). A Organização Mundial da Saúde (OMS) fez uma projeção de 27 milhões de novos casos de câncer para o ano de 2030 em todo o mundo, e 17 milhões de mortes pela doença. Os países em desenvolvimento serão os mais afetados, entre eles o Brasil.

Ainda conforme o INCA, o investimento do Ministério da Saúde na assistência aos pacientes com câncer foi de R$ 2,1 bilhões no ano passado, um crescimento de 26% em relação a 2010. A previsão é que, até 2014, o valor alocado no fortalecimento do atendimento em oncologia chegue a R$ 4,5 bilhões.

Roberto Sampaio - Edição: Caio Bruno
Tags: Deputada solicita - Para comemorar

Fonte: ALEPI �|� Publicado por: Da Redação
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FSA
Publicidade FIEPI