Piaui em Pauta

-
-
Desvio em Barragem do Bezerro

Desvio em Barragem do Bezerro eleva nível do rio e Barras tem alagamentos.

Publicada em 09 de Abril de 2018 �s 16h04


A abertura de um canal para reduzir o volume de água da Barragem do Bezerro, que corre risco de rompimento em José de Freitas, alagou pontos no município de Barras. Localizada a 72 km de distância da barragem a cidade de Barras teve famílias ribeirinhas removidas na manhã desta segunda-feira (9) e a prefeitura emitiu alerta de enchente.

» Siga-nos no Twitter

Desde o fim de semana, a Defesa Civil iniciou a abertura de um canal para a vazão da água da Barragem do Bezerro, que abastece o rio Marataoan, em Barras. A situação pode se tornar ainda mais grave se houver o rompimento do reservatório porque a rapidez da enxurrada e o volume podem alagar casas na região ribeirinha de Barras e até na área urbana.



"A noite teve a chuva que alimentou os riachos que desbocam na nossa barragem e isso fez com que o volume aumentasse. Amanheceu o dia e as maquinas voltaram a trabalhar para alargar o canal e dar uma vazão maior, diminuindo a pressão sobre a parede", afirmou Antônio Abreu, vice-prefeito de José de Freitas.

Voluntários pedem ajuda dos Bombeiros
A previsão do tempo aponta mais chuvas diárias até o próximo sábado (14). Em Barras não há equipe permanente do Corpo de Bombeiros e nem Defesa Civil, por conta disso o alerta é feito principalmente por um grupo de 35 voluntários que trabalha em casos de riscos e desastres.

O coordenador do grupo de resgate voluntário, Francisco Sampaio, visitou a Barragem do Bezerro para saber a situação do local e pedir que uma equipe do Corpo de Bombeiros vá para Barras.

"Estamos monitorando o volume de água do rio e há um risco muito grande do rompimento da barragem. Os bombeiros vão avaliar a real situação aqui e, se for preciso, vamos auxiliar na evacuação das famílias que vivem em áreas ribeirinhas", explicou Francisco Sampaio.



O prefeito Carlos Monte acompanhou Francisco Sampaio na visita a barragem e informou estuda a situação. "Estou em reunião com o secretariado para definirmos as coordenações e como nós vamos trabalhar. Estamos trabalhando em um plano de ação”, disse.

Barragem está sob risco há um ano

O prefeito Carlos Monte acompanhou Francisco Sampaio na visita a barragem e informou estuda a situação. "Estou em reunião com o secretariado para definirmos as coordenações e como nós vamos trabalhar. Estamos trabalhando em um plano de ação”, disse.

Barragem está sob risco há um ano

Por conta do risco de rompimento, cerca de 45 famílias foram retiradas de comunidades rurais próximas do reservatório. Desde a manhã de domingo (8), obras emergenciais são realizadas na região para tentar diminuir o nível do reservatório e evitar a ruptura.

Tags: Desvio em Barragem - A abertura de um can

Fonte: globo �|� Publicado por: Claudete Miranda
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FIEPI
Publicidade FSA
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)