Piaui em Pauta

-
-
Detentos mataram colegas espan

Detentos mataram colegas espancados e enforcados e tentaram forjar suicídios em penitenciária.

Publicada em 25 de Março de 2024 �s 10h04


 O Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) autuou 12 presos pelas mortes de Iwalks da Silva Santos e Alessandro Krysttyan da Silva Santos Passos. Os homens irão responder por homicídio qualificado e fraude processual.

» Siga-nos no Twitter

Eles foram mortos dentro das celas 11 e 12 do pavilhão G da Penitenciária Prof. José de Ribamar, antiga Casa de Custódia de Teresina, no sábado (23). O motivo teria sido o fato de Iwalks e Alessandro estarem mantendo contato com membros de uma facção rival.


Conforme o coordenador do Departamento, delegado Francisco Costa, o Barêtta, os suspeitos do crime (nomes abaixo) teriam matado os dois colegas de cela após ordem de membros de uma facção da qual os dois eram membros. A participação de cada um ainda será apurada individualmente.

1 - Jose Henrique Silva Rodrigues;
2- Willamar Fernandes da Costa;
3- Mateus de Sousa Lima;
4- Fagner Vale de Carvalho;
5- Augusto Ivan Ferreira Abade;
6- Sérgio Reis Rocha da Silva;
7- Heverton Cali Nunes da Costa;
8- Matheus Henrique Ferreira da Silva;
9- Josué Cesar Pimentel Barroso;
10- Francisco Diego da Costa Correia;
11- Fábio Silva da Costa;
12- Iuren Henrique dos Santos Ferreira.

Conforme Barêtta, o médico legista constatou que os presos foram mortos com um tipo de mata-leão, e também "pisões" (chutes) no pescoço, destacando que inclusive um deles estava com a mandíbula quebrada.

"E aí o médico simplesmente não teve dúvida de que realmente foi um homicídio. Foi coletado material genético dos presos e também dos mortos, para fazer uma comparação, e ficou efetivo. Ficou evidenciado que eles alteraram o local dos fatos, lavaram o corpo, lavaram a cela, porque teve sangue, eles lavaram, então eles foram atuados em flagrante por homicídio qualificado e fraude processual", destacou o delegado.

As mortes

Os dois detentos foram encontrados mortos em celas separadas, 11 e 12, do pavilhão G da penitenciária. Em média, cada cela tinha cerca de sete presos, contando com as vítimas. As mortes ocorreram por volta das 5h.

O presídio, que tem pouco mais de 330 vagas, abriga hoje mais de 1070 detentos. Em todo o sistema prisional piauiense, há 6.573 presos e 994 em Monitoramento Eletrônico. Os dados são do Sindicato dos Policiais Penais do Estado.

Quatro mortes em três meses no PI
A última morte registrada no sistema prisional piauiense teve como vítima o preso identificado pelas iniciais M.F. e aconteceu no dia 31 de janeiro deste ano, no presídio Dom Abel Alonso Nuñez, em Bom Jesus, Sul do Piauí. O suspeito é Victor Gabriel de Paula Nunes, de 22 anos, que estava preso pelos homicídios de seu pai e sua mãe.

Exatamente um mês antes, em 31 de dezembro, Francisco Rafael Veras, 24 anos, condenado por estupro de vulnerável, foi encontrado morto na penitenciária Prof. José de Ribamar Leite, em Teresina.
Tags: Detentos mataram - mataram colegas

Fonte: globo �|� Publicado por: Da Redação
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FSA
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FIEPI