Publicada em 17 de Novembro de 2014 �s 10h15
O diretor do Departamento de Trânsito do Estado do Piauí (Detran), San Martin Linhares, esteve reunido com a presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Waltânia Alvarenga, e a presidente do Sindicato dos Funcionários, Salomé dos Reis, na última sexta-feira (14). Na pauta estava a viabilização do Plano de Cargos e Salários para os funcionários do órgão.
O Governo do Estado do Piauí conhece as reivindicações da categoria, mas o enquadramento, neste momento, superaria o limite estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal.
Durante o encontro foi explanado a luta da categoria na busca por soluções e a presidente do Tribunal reconheceu a atual situação dos funcionários do Detran.
A expectativa do Sindicato era que o Tribunal autorize ao governador Zé Filho o enquadramento imediato da categoria no Plano de Cargos e Salários.
Segundo a presidente do Sindetran, Salomé dos Reis, a reunião foi extremamente importante para que as pessoas vejam a realidade dos funcionários do Detran.
A presidente do TCE, Waltânia Alvarenga, se solidarizou com a causa, mas afirma que a Lei Federal impede que o governador Zé Filho aplique esse Plano na prática. As sugestões dadas por ela foram: que o Detran buscasse um entendimento do atual Governo do Estado juntamente com a Comissão de Transição do próximo governo, para que juntos encontrem uma solução para a atual situação.
Para San Martin Linhares, diretor geral do Detran, essa reunião é um marco histórico, pois aproxima a luta dos funcionários do Detran ao TCE que é um órgão importante na tomada de decisões do Estado.
San Martin afirma que continuará na luta para que o Plano de Cargos e Salários seja posto em prática, mesmo após sair da diretoria do Detran, pois como um dos colaboradores na elaboração para que esse projeto fosse aprovado, ele deseja terminar o trabalho que começou juntamente com o Sindetran.