Piaui em Pauta

-
-
Dias acompanha titulação do ex

Dias acompanha titulação do ex-presidente Lula como doutor honoris causa pela UFPI.

Publicada em 04 de Setembro de 2017 �s 16h51


O Governador Wellington Dias e a vice-governadora Margarete Coelho participaram nesta segunda (4) de solenidade que concedeu ao ex-presidente o título de doutor honoris causa pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). O título foi entregue em reunião do Conselho Universitário (Consun) no auditório do cine teatro do campus Petrônio Portela, em Teresina.
Para o reitor da universidade, professor José de Arimatéia Lopes, a honraria dada a Lula vai ao encontro de suas ações de fomento ao Ensino Superior público enquanto esteve na presidência. De acordo com o gestor da universidade, foi na gestão do ex-presidente que as vagas avançaram de duas mil para mais seis mil. O número de cursos de graduação também aumentou no período, de 49 cursos para mais de 100, o mesmo ocorreu com os cursos stricto sensu, que se expandiram, de 10 cursos para 54 cursos.

» Siga-nos no Twitter




“Duas forças convergiram para transformar a UFPI em uma das maiores universidades brasileiras, uma: professores e técnicos comprometidos com sua função pública, e a acima: governos populares capazes de compreender a importância do ensino universitário como instrumento de desenvolvimento social, político e tecnológico do povo brasileiro. Isto, acima de qualquer conotação política ou ideológica é o que justifica, de forma incontestável a concessão que hoje é dada a Luís Inácio Lula da Silva”, afirmou o reitor da UFPI.
Em seu pronunciamento, Lula dedicou o título a mulher Marisa Letícia, que faleceu em fevereiro deste ano, e ao ex-ministro da Educação, Fernando Haddad. “Essa homenagem vem de um estado que tem hoje a melhor escola pública do país. Já estive aqui para conhecer a unidade escolar Augustinho Brandão, onde, na época, 70% dos alunos haviam sido aprovados no Sisu [sistema de seleção que usa a nota do Enem], um recorde nacional reconhecido pelo Ministério da Educação”, rememorou o ex-presidente.



Proponente do título, o professor Antônio José Gomes, do Centro de Ciências da Educação justificou a indicação como o reconhecimento do político como protagonista de políticas públicas de combate às desigualdades sociais. “Foi um período em que as camadas mais pobres da população brasileira foram tratadas com compromisso e zelo de um governante público que deu visibilidade a esses protagonistas anônimos de nossa história. Foi assim que ocorreu no nosso país a partir de 2003 quando o senhor Luiz Inácio Lula da Silva assumiu a presidência do Brasil, por voto popular”, proferiu o professor.



Atualmente a UFPI tem cinco campi, 107 cursos e mais de 24 mil alunos, sendo sete mil cotistas, ingressando através de programas de reparação instituídos no governo Lula. Em 2003, de acordo com a Administração Superior, a universidade possuia três campi, 49 cursos, 15 mil alunos, nenhum desses sendo cotista.
Autoria: Valmir Macêdo

Entrega do Título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Piauí
Tags: O governador Welling - O governador Welling

Fonte: Governo do Estado do Piauí �|� Publicado por: Claudete Miranda
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FSA
Publicidade CORONAVIRUS
Publicidade FIEPI