Publicada em 02 de Abril de 2013 �s 16h38
Atendendo a solicitação feita pelo governador Wilson Martins durante a XVII Reunião do Conselho Deliberativo da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), nesta terça-feira (2), em Fortaleza (CE), a presidenta Dilma Rousseff assegurou a desburocratização do repasse de recursos para o combate à seca. O repasse deverá ser feito fundo a fundo para realização de obras hídricas e não mais via Caixa Econômica Federal.
"Isso dará maior agiidade a ações que devem ser executadas com a maior brevidade possível. O repasse será fundo a fundo", afirmou Wilson Martins. "A medida vale para as obras já autorizadas, mas não iniciadas, e obras futuras", complementou. No Piauí, 204 municípios estão em situação de por conta da estiagem.
Wilson Martins explicou ainda que as obras executadas com recursos do Plano de Aceleração do Crescimento terão pagamento diferenciado: 30% no ato da assinatura da ordem de serviço, 40% quando da primeira medição e o restante ao término da obra.
Outra solicitação de Wilson Martins a Dilma Rousseff foi a ampliação do período abrangido pela tarifa verde de energia elétrica. Atualmente, os agricultores familiares que utilizam equipamentos de irrigação entre 20h30 e 6h pagam tarifa reduzida. "Minha proposta foi ampliação desse horário até o meio-dia. A presidenta se mostrou aberta à proposta e disse que analisaria a sua repercussão", comentou o governador.
Empresas de águas Já o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, apresentou à presidenta o pleito dos governadores nordestinis em relação à capitalização de abastecimento de águas dos estados, especialmente para solucionar dificuldades de abastecimento nas zonas urbanas. Essa capitalização poderia ocorrer via Governo Federal ou operação de crédito. Dilma Rousseff disse que irá analisar o pedido.