Publicada em 21 de Fevereiro de 2015 �s 09h54
A Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi), em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade (CRC-PI), promoveu na tarde dessa sexta-feira (20) uma mesa-redonda com os profissionais contábeis de todo o Estado. Na oportunidade, a presidente da Jucepi, Alzenir Porto, acompanhada de sua equipe técnica (Simone Grass, Vice-Presidente; Monteiro Júnior, Secretário-Geral; Gelzuíta Melo, Diretora de Registro; Elizete Sousa, Analista de Registro), apresentou as principais mudanças e ações de reestruturação da Junta Comercial para 2015.
Alzenir Porto declarou que sua equipe está empenhada na modernização da Junta Comercial e afirmou que espera contar com a colaboração da classe contábil. “Buscamos permanentemente soluções para o órgão e trabalhamos com ideias para destravar os problemas da Jucepi. E, assim, umas das nossas primeiras ações foi pedir ajuda para quem mais utiliza os serviços e, por isso, a parceria com o CRC-PI”, explicou.
A presidente da Jucepi anunciou que o processo de digitalização do acervo será retomado nos próximos meses. “O arquivo em papel é um grande gargalo atual, mas já temos o projeto de implantação de um sistema de arquivo ‘inteligente’. Em médio prazo, o arquivo deve passar por higienização, digitalização e organização de forma que dê celeridade na prestação dos serviços”, elencou.
Alzenir comunicou que, em breve, o setor de atendimento na sede será deslocado para o térreo, dando mais condições de acessibilidade para o órgão, e que o prédio passará por reforma. “Tão logo a gente consiga organizar a capital vamos começar a visitar as cidades do interior do Estado que terão posto descentralizado da Jucepi. Inicialmente, trabalharemos nas macrorregiões do Piauí com escritórios nos municípios de Parnaíba, Piripiri, Floriano, Picos, Bom Jesus e Corrente”, enumerou.
Para o presidente do CRC-PI, Elias Caddah, a parceria com a Jucepi é importante tanto para a classe contábil como para a instituição. “A finalidade dessa mesa-redonda é alinhar as mudanças que já foram implementadas pela nova gestão, mostrando que essas modificações estão vindo para valorização o contador. A parceria entre o CRC-PI e a Jucepi valoriza o empresariado e, principalmente, o profissional contábil, que é o elo entre o empresário e Junta Comercial”, comentou.
Durante a mesa-redonda foram apresentadas as ações de reestruturação da Jucepi em execução, assim como as propostas de curto e médio prazo. Dentre as ações em execução, destacam-se: retomada da digitalização do arquivo; organização da recepção e atendimento; instalação de terminal de autoatendimento para consultas; adoção de CHECKLIST de documentos necessários para abertura de processos; atualização da página na internet (www.jucepi.pi.gov.br), com possibilidade de pesquisas (checklist, tabela de preços, legislação etc.). Em curto prazo, elencam-se: otimização dos microprocessos; consulta do status do processo pela internet; disponibilização de aplicativo para smartphones; retomada de parceria com o SEBRAE para implementar o Projeto Integrar (REDESIM).
No médio prazo, a gestão da Jucepi tem como metas: descentralização de serviços (Agências do Interior do Estado); adequação do andar térreo do prédio para os serviços de balcão; reforma predial / modernização das instalações; conclusão da digitalização do arquivo; treinamento dos servidores; implantação do arquivo “inteligente”, automação dos processos; entrada de processos em mídia eletrônica (certificação digital).
Contadores aprovam mudanças
A contadora Vera Lúcia achou a mesa-redonda esclarecedora e uma oportunidade de conhecer as propostas da nova gestão da Jucepi para reestruturar a autarquia. “Estou gostando da nova administração e com certeza vai mudar a Junta e melhorar os serviços”, afirma.
O contador Juscelino Rodrigues também avaliou positivamente o evento. Ele trabalha há mais de 20 anos no segmento e diz que é preciso dar um voto de confiança para a nova gestão. “A Jucepi veio aberta para o diálogo, para o entendimento, e vimos, principalmente, a administração da Junta, através de sua presidente, Alzenir Porto, um interesse de equacionar os problemas que há muito tempo estamos sentindo. Temos que dar um voto de confiança para dar tempo para as tratativas de maneira que possamos chegar a um resultado positivo”, declarou.