Piaui em Pauta

-
-
O Samu Estadual agora passa a contar com mais de 150 ambulâncias no Piauí.

Dom Inocêncio ganha nova base do Samu

Publicada em 08 de Junho de 2013 �s 10h56


  												Inauguração do Samu em Dom Inocêncio						 (Foto:Adriano Magno/Sesapi)					Inauguração do Samu em Dom Inocêncio (Foto:Adriano Magno/Sesapi)

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), inaugurou na última sexta-feira (7), mais uma base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A cidade de Dom Inocêncio do Piauí ganha seu Serviço exatamente quando completa 25 anos de emancipação política. A medida tem como objetivo garantir o atendimento de urgência à população do município.

Com isso, o Samu Estadual agora passa a contar com mais de 150 ambulâncias entre Unidades Básicas e Avançadas, oferecendo assim mais rapidez neste tipo de atendimento em quase todas as cidades do interior.

“No ano passado, o Samu socorreu cerca de 220 mil piauienses, ou seja, foram salvas milhares de vidas e isso não tem preço. Os profissionais que atuam no serviço têm feito um trabalho excelente, com dignidade e determinação. Determinação tanto da equipe como principalmente do prefeito, que teve coragem em trazer para  esta cidade um serviço caro, mas de extrema importância para a população”, avaliou a coordenadora estadual do Samu, Christianny Leal.

Dom Inocêncio, que possui cerca de 9.500 habitantes, agora conta com uma base descentralizada totalmente equipada com todos os requisitos necessários para o funcionamento do Serviço. A equipe possui oito profissionais entre técnicos de enfermagem, enfermeiros, socorristas e condutores.

O prefeito do município, Luzivalter Santos afirmou que a instalação do Samu só foi possível através da parceria entre Governo Estadual e Municipal. Luzivalter adianta que pretende trazer outros serviços com o auxilio da Sesapi. “Estamos vivendo uma realidade com o novo Samu, isto nos dará mais tranqüilidade na hora de ajudarmos alguém que esteja precisando. E se o Samu já está pronto, é sinal de que o governo irá trazer mais melhorias para nossa cidade”, destacou o prefeito.

Já o secretário de Estado da Saúde, Ernani Maia, ressaltou a importância do Samu para a população de Dom Inocêncio. Segundo ele, com a base inaugurada, o governo do Estado está garantindo aos piauienses que vivem distantes da capital tenha disponível uma Base do Samu, e, com isso, garante à população o atendimento certo na hora certa.

“Tanto os técnicos de enfermagem quanto os condutores-socorristas foram capacitados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). A intenção é atender a quem precisar, sem importar o nível social do paciente. A intenção do governador Wilson Martins é levar a cada município melhorias na área da Saúde, seja com ambulâncias, reformas de hospitais, equipamentos e médicos, levando assim o principio de acudir, de servir a quem mais precisa”, finalizou. A nova Base do Samu pertence a Dom Inocêncio, o que significa que todas as ligações do município serão interceptada pela Central de Regulação.

A inauguração contou com a participação de vereadores, gestores e técnicos locais, além do secretario de Desenvolvimento Econômico, Warton Santos. Após inauguração do Samu, Ernani Maia e a equipe do prefeito Luzivalter Santos visitaram as obras da Ubas e de um posto de Saúde do município que, segundo o secretario de Estado da Saúde, deverão receber novos investimentos ainda este ano.



» Siga-nos no Twitter

Tags:

Fonte: Governo do Estado �|� Publicado por:
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FSA
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FIEPI