Publicada em 28 de Maio de 2014 �s 16h30
Curso de Capacitação na Defensoria Pública (Foto:Lazaro Lemos)
A Defensoria Pública do Estado do Piauí iniciou, nesta quarta-feira (28), o Curso de Capacitação e Palestra de Atendimento à Criança e Adolescente Vítimas de Violência Sexual. O evento, que teve a abertura às 8h30, com a presença da defensora pública geral, Norma Lavenère, tem como público-alvo defensores públicos, estagiários, psicólogos e servidores que integram a DPE-PI e lidam com a defesa da criança e do adolescente vítimas desse tipo de violência. Também participam conselheiros tutelares da área da criança e adolescente.
O curso é desenvolvido através do Núcleo de Defesa e do Adolescente Vítima de Violência Sexual da Defensoria Pública (NUDECAVVIS). Além da defensora pública geral, compuseram a mesa solene de abertura as defensoras públicas do Núcleo Especializado da Infância e da Juventude, Daniela Neves Bona, Karla Cibele Teles de Mesquita Andrade e Alynne Patrício de Almeida Santos. Também fez parte da mesa a coordenadora de instalação do NUDECAVVIS, Rosângela Alexandrino.
Falando em nome das defensoras públicas que compõem o Núcleo da Infância e Adolescência, Daniela Neves Bona, agradeceu a presença de todos. "É com grande satisfação que o Núcleo realiza esse primeiro curso de capacitação. Estamos aqui para aprender. Trata-se de uma grande oportunidade de adquirir experiência através de pessoas preparadas que sabem lidar com o atendimento, evitando revitimizar a esse público tão especial. Desejamos a todos um ótimo curso", disse.
A atividade de abertura foi desenvolvida pela psicóloga Michelle Tusi e pela assistente social, Mariana Barros, ambas do Serviço de Assessoramento aos Juízes Criminais do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (SERAV TJDF). Sobre o tema abordado, Michelle Tusi destacou que “a temática é muito complexa e é importante ter noções do desenvolvimento dessas crianças e adolescentes, descobrindo a melhor forma de abordá-los, com muita cautela e levando em consideração vários aspectos que facilitem a abertura e a confiança, para que relatem o que realmente lhes aconteceu". Em sua fala, a defensora pública geral, Norma Lavenère, destacou a importância da capacitação. "Quero aqui dizer do sentimento que temos por todos vocês que, através da Defensoria Pública, trabalham na área da infância e adolescência, desenvolvendo uma atividade única e especialíssima. Como gestora quero conclamar a todos os presentes a fazerem dessa capacitação um momento de reflexão e fortalecimento das Instituições e dos órgãos de atuação. Aproveito para agradecer a todos e especialmente às duas palestrantes deste dia, que gentilmente e comprometidamente se disponibilizaram a estar aqui. Declaro o nosso apoio inquestionável a essa capacitação, que ela sirva para ajudar os nossos órgãos de atuação no desenvolvimento de suas atividades, fomentando políticas públicas voltadas para a criança e o adolescente", disse.
A defensora pública geral aproveitou para convidar todos os defensores públicos da DPE-PI a se fazerem presentes ao auditório da Defensoria Criminal, na manhã desta quinta-feira (29), quando dentro das atividades do curso de capacitação, a partir das 8h30, acontecerá a palestra da defensora pública de instância superior do Estado da Bahia, Hélia Barbosa, que discorrerá sobre "O papel da Defensoria Pública na atuação da defesa das Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência Sexual"
O curso de capacitação prossegue até a próxima sexta-feira (30). Durante os três dias de realização das atividades serão discutidos temas como "Identificação e abordagem a Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência Sexual e de familiares" e "Trabalho do Conselho Tutelar". Também serão discutidos atendimento, prevenção, identificação, acompanhamento, e medidas profiláticas, todos relacionado à violência sexual contra criança e adolescente.