Publicada em 24 de Outubro de 2014 �s 09h27
A Defensoria Pública do Estado do Piauí, através do Núcleo de Defesa do Idoso, participou nessa quinta-feira (23), de solenidade na Câmara Municipal de Teresina em homenagem ao Dia do Idoso, comemorado no último dia 1º de outubro. A pefensora pública titular da 1ª DP do Idoso, Sara Maria Araújo Melo, representou a Instituição no evento.
A solenidade foi proposta pelos vereadores Teresinha Medeiros e Luís André. Na oportunidade, a defensora Sara Melo parabenizou os idosos presentes, inclusive uma das homenageadas Dona Dolores, que tem 103 anos de idade e é mora do Abrigo São Lucas desta cidade. Participaram do evento os dois proponentes, o presidente da Casa, Rodrigo Martins, a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Maria de Jesus Soares Diocesano, a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, Maria Leidimar Alencar de Almeida, dentre outras lideranças representativas.
Entre os temas abordados no evento, destacou-se o aumento da expectativa de vida do brasileiro; a necessidade da adoção de políticas públicas que atentem para as necessidades do segmento idoso, muitos deles em situação de extrema vulnerabilidade; o respeito aos direitos prescritos no Estatuto do Idoso; o direito a envelhecer com dignidade; a conscientização acerca desta tão importante etapa da vida, no contexto da intergeracionalidade, dentre outros direitos.
Embora, no Brasil, o Dia Nacional do Idoso tenha sido promulgado em 1999 pela Comissão de Educação do Senado Federal, através da Lei nº 11.433 de 28 de Dezembro de 2006. Em Teresina, a data só foi instituída este ano, através da Lei nº 4565, de 03 de abril de 2014, que incluiu no calendário de eventos do município o Dia Municipal da Pessoa Idosa, a ser comemorado em 1º de outubro.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a população no mundo está ficando cada vez mais velha, sendo que por volta de 2025, pela primeira vez na história, há uma projeção de que existam mais idosos do que crianças no planeta. É considerada idosa toda pessoa com mais de 60 anos de idade.
Para envelhecer bem e com saúde é necessário que a pessoa, ainda jovem, cultive bons hábitos, como práticas esportivas e produtivas, alimentação saudável e de qualidade, além de participar de programas de integração social e manter relacionamentos com outras pessoas da mesma idade.