Publicada em 25 de Fevereiro de 2013 �s 15h35
A Defensoria Pública do Estado do Piauí realiza, na próxima sexta-feira (1º), a eleição para formação da lista tríplice com os candidatos ao cargo de defensor público geral do DPE-PI, para o biênio 2013-2015. A eleição segue as normas da Resolução 36, do Conselho Superior da Defensoria Pública do Piauí, através da Comissão Eleitoral.
A eleição será realizada das 8h às 15h, no Núcleo Central da Defensoria Pública do Estado do Piauí, localizado na Rua Nogueira Tapety, nº 138, Bairro dos Noivos, em Teresina.
Integram a Comissão Eleitoral, os defensores públicos Jose Weligton de Andrade - presidente; Rosa Mendes Viana Formiga - vice-presidente; Viviane Pinheiro Pires Setubal - secretária; e Sarah Vieira Miranda - membro suplente; até ulteriores deliberações.
O defensor público com atuação no interior deve se dirigir à capital para votar, sendo que a ausência deve ser justificada na respectiva Comarca, Juizado Especial e/ou Vara em que exercer suas atribuições.
Cada candidato à lista tríplice poderá indicar, à Comissão Eleitoral, até 72 horas antes da eleição, 2 fiscais, dentre integrantes da carreira, para acompanhar, em períodos distintos, a votação, a apuração dos votos, a organização da lista tríplice e a proclamação dos eleitos.
A Mesa Receptora será constituída por 3 membros, sendo presidida necessariamente por um defensor público estável na carreira, segundo critérios fixados pela Comissão Eleitoral.
A eleição vai ser realizada através de cédulas impressas que conterão os nomes de todos os concorrentes, em ordem alfabética. Serão nulos os votos em que o eleitor tiver assinalado mais de três nomes, ou que apresentem rasuras ou qualquer forma de identificação.
O voto será plurinominal, obrigatório e secreto, sendo proibido o voto por procuração, podendo o eleitor votar em até três dos nomes habilitados, em branco ou nulo.
Concluída a votação, a Mesa Receptora encerrará as listas de presença, inutilizando os espaços em branco, lavrará a ata e colocará em envelopes separados as cédulas de votação e a lista de presença dos eleitores. Em seguida os envelopes serão entregues à Comissão Apuradora, que deverá apurar o resultado logo após encerrada a votação.
Logo após encerrados os trabalhos de apuração, a Comissão Eleitoral proclamará, imediatamente, os resultados e lavrará a respectiva ata, remetendo cópia ao defensor público geral e ao Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado do Piauí.
Em caso de empate no número de votos para compor a lista, obedecer-se-á, para desempate, a antiguidade na carreira de defensor público do Estado do Piauí, sendo que persistindo o empate, preferirá o candidato de maior tempo no serviço público estadual, no serviço público em geral e, em seguida, o mais idoso.
A lista tríplice será encaminhada ao governador do Estado pelo defensor público geral do Estado até o dia 8 de março de 2013. Caso o governador não efetive a nomeação do defensor público-geral nos 15 dias que se seguirem ao recebimento da lista tríplice, será investido automaticamente no cargo o defensor público mais votado para exercício do mandato, nos termos do Art. 99 da Lei Complementar Federal nº 80, 12 de janeiro de 1994.
O novo defensor público-geral tomará posse no primeiro dia subsequente ao término do mandato do atual defensor público geral, perante o Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado do Piauí.
Confira a ordem dos nomes dos candidatos ao Cargo de Defensor Público Geral: Gerimar de Brito Vieira João Castelo Branco de Vasconcelos Neto Myrtes Maria Freitas Norma Brandão de Lavenère Machado