Publicada em 21 de Outubro de 2013 �s 12h45
A 5ª edição do Findinexa Brasil, maior fórum de empreendedorismo jovem do país, chega ao fim. Foram sete dias de interação entre 220 jovens do Brasil e da América Latina, que tiveram a oportunidade de aprender mais sobre temas como a livre iniciativa, negócios, economia e empreendedorismo e participar de atividades educativas, recreativas e de intercâmbio cultural.
Entre os jovens que desembarcaram na capital durante o fim de semana, os vencedores do concurso de redação, realizado pela Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo (Setre), se mostraram satisfeitos com o evento e já ansiosos pela próxima edição. “Aprendemos de uma forma leve e com muita diversão. É a primeira vez que participo e não quero perder as próximas”, diz Kelven de Oliveira.
A Setre, como parceira do evento, realizou o concurso de redação entre os recém-formados alunos do programa Projovem Trabalhador, no qual os autores das melhores redações, que tinha como tema Empreender para Crescer, iriam ao Findinexa com todas as despesas pagas. Dos seis alunos selecionados, quatro fizeram a inscrição a tempo e participaram dos sete dias do fórum empreendedor.
Ex-aluno do curso de Agroextrativismo do Projovem Trabalhador no município de São Miguel do Tapuio, Genário Rodrigues sempre esteve confiante de que iria ganhar uma das vagas para participar do Findinexa. Com essa mesma confiança, o jovem ainda levou, junto com os dois colegas de quarto, o 3º lugar em uma das atividades do evento, na qual os participantes competem pelo melhor desempenho frente a operacionalização de sua corporação fictícia.
De acordo com o presidente do evento, Letício Dantas, esta foi uma edição comemorativa e o grande diferencial foi o investimento na parte acadêmica. “Todo o evento cresceu, tanto em relação à estrutura, quanto a questões profissionais e principalmente quanto à quantidade e qualidade dos participantes. Esses puderam conhecer e aprender com grandes nomes, como Murilo Gun, Tande e outros que fizeram a diferença no fórum”, afirma o presidente.
O V Findinexa Brasil aconteceu de 13 a 19 de outubro em Luis Correia e contou, entre outras ações, com conferências magistrais, conferências simultâneas, worshops, bate-papo empreendedor, Management and Economic Simulation Exercise (Mese), círculos de integração, Smartstock, feira de miniempresas, rally de provas e festas temáticas.
Larissa Maia é homenageada com Mérito Renascença
A secretária do Trabalho e Empreendedorismo, Larissa Maia, foi homenageada, na noite desse sábado (19), com a medalha da Ordem Estadual do Mérito Renascença. Sendo a mais alta comenda do Piauí, a Ordem representa a gratidão e homenagem às pessoas que, durante sua história de vida, contribuíram com o desenvolvimento do Estado.
Os homenageados receberam os graus de Oficial, Cavaleiro, Comendador e Grande Oficial, entre eles vários artistas, educadores, vaqueiros, empresários, advogados, pesquisadores e pessoas reconhecidas pela cultura popular. Agraciada com o grau Comendador, a secretária dedica a medalha aos que acreditam ser o Piauí o melhor lugar para viver. “Ficamos felizes quando nosso trabalho pode ser reconhecido. Foi a terra que escolhi para construir alicerces e dedico o prêmio a todos, que, como eu, lutam pelo Piauí”, diz.
Na solenidade, realizada no Theatro 4 de Setembro, 52 personalidades foram condecoradas com insígnias e diplomas pelo governador Wilson Martins, grão-mestre do ato. Na ocasião, o governador fez um resgate histórico da independência do Piauí e, também, lembrou as diversas conquistas de desenvolvimento do Estado, como o crescimento na erradicação da pobreza, diminuição dos índices de analfabetismo, melhorias do sistema de saúde e educação, e a classificação do Piauí como o Estado menos violento da Federação.
“Essa medalha é o reconhecimento do povo do Piauí a todos que fizeram ou fazem algo importante e que orgulha a todos nós piauienses. O Estado tem muito a comemorar. Estamos vivendo um momento onde os nossos sonhos e desejos estão sendo conquistados e com a força do trabalho e da vontade de todos nós é possível construir um Piauí cada vez melhor”, disse o governador.