Publicada em 07 de Fevereiro de 2015 �s 06h57
Reativar o Núcleo de Educação a Distância, implementar a Rede Técnica de Gestão e Qualificação de Pessoas e implantar um sistema para registrar todos os cursos realizados são as principais metas da Escola de Governo do Piauí para este ano. A Egepi funciona na Secretaria da Administração e tem o objetivo de capacitar e valorizar o servidor público estadual.
De acordo com a diretora da Egepi, Janaína Mapurunga, há cinco especializações em andamento e que devem ser concluídas em julho de 2015. Na relação estão Gestão de Pessoas, Gestão Pública, Controle Interno e Auditoria do Setor Público, Defesa Sanitária, Higiene e Inspeção de Produtos de Origem Animal e Defesa Sanitária. “Devemos abrir outros cursos de especialização ainda neste primeiro semestre, entre os quais, Captação de Recursos, Elaboração de Projetos, além de Licitação e Contratos Públicos”, adiantou.
A Egepi também vai oferecer cursos de aperfeiçoamento, com carga horária de 60h a 80h. Pregoeiro, Capacitação para Operadores do Sistema de Convênio, Gestão de Material e Patrimonial fazem parte da lista. Com relação aos cursos básicos, Janaína Mapurunga disse que duram até 40h cada. A diretora acrescentou que devem começar a ser executados a partir do próximo mês e o primeiro será Redação Oficial. As turmas vão ser montadas pela Escola de Governo e os instrutores são do Senac, entidade conveniada com a Egepi. Não há cobrança de taxa de inscrição.
Para o secretário da Administração, Franzé Silva, a Escola de Governo ajuda a aprimorar a qualificação do funcionalismo, com foco no aumento da produtividade e na melhoria dos serviços prestados ao cidadão piauiense. O foco principal da Escola é profissionalizar a gestão pública para otimizar o serviço ao público. "Com a melhoria da qualificação é possível trabalhar com mais produtividade e assim atender as demandas da população", afirmou.
Programa - A Escola de Governo do Piauí não se restringe apenas em realizar cursos. Mas tem ainda a preocupação com a qualidade de vida de quem trabalha na Sead. Por isso, disponibilizou de um núcleo de Psicologia e implantou o Programa Bem Estar do Servidor há um mês. Três profissionais - educador físico, fisioterapeuta e psicóloga - promovem ginástica laboral e palestras. “A ideia é estender, em breve, o programa a 15 órgãos estaduais”, admitiu Janaína.
Criada em 2003, a Escola de Governo do Piauí conta com 15 servidores que trabalham em sintonia para proporcionar um atendimento mais eficaz aos colegas de serviço.