Piaui em Pauta

-
-
'Ele pode o que quiser'

'Ele pode o que quiser', diz mãe de menino autista de 4 anos que venceu o Mister Baby Universo 2023.

Publicada em 03 de Abril de 2023 �s 08h30


O piauiense Pedro Victor Oliveira tem apenas 4 anos mas já conquistou três títulos consecutivos de mister, inclusive de nível internacional. Somente após seu primeiro título, a família descobriu que Pedro tem Transtorno do Espectro Autista (TEA) e através das passarelas vem levantando a bandeira pela causa.

» Siga-nos no Twitter

Em 2021, Pedro foi escolhido Mister Piauí Infantil, em 2022 conquistou o Mister Baby Brasil e agora, em março de 2023, venceu o Mister Baby Universo.

"Quando ele tinha dois anos veio o diagnóstico. O tipo de TEA ainda é desconhecido. Segundo o médico, só daqui a alguns anos poderemos saber. Mesmo assim, nunca pensamos em parar com os concursos, até porque ele adora, se diverte muito, é um brincadeira pra ele", afirmou a mãe de Pedro, a professoraTaciana Oliveira.

Dia Mundial da Conscientização sobre Autismo:

1 a cada 36 crianças tem autismo, diz CDC; entenda por que número de casos aumentou tanto nas últimas décadas
'Você não tem cara de autista': pessoas com TEA relatam como estereótipos geram preconceito e afetam acesso a direitos
Descoberta tardia do autismo afeta qualidade de vida: 'Eram 10 remédios por dia', diz jovem diagnosticado aos 20 anos
Conforme o psicólogo e professor de Saúde Coletiva do Curso de Medicina da Unimes, Paulo Muniz, o TEA é um distúrbio de neurodesenvolvimento e tem como características o desenvolvimento atípico, a dificuldade na comunicação e na interação social. Com isso, a descoberta do transtorno na infância pode ajudar principalmente na interação social e no aprendizado.


Para representar sua identidade, segundo Taciana, durante a sua apresentação no Mister Baby Universo, em Arequipa (Peru), Pedro usou um broche com o símbolo do autismo: um laço com as cores do arco-íris.

No concurso de Mister Baby Brasil o símbolo escolhido foi a pedra opala em formato de mapa do Piauí, em homenagem à cidade de Pedro II, naturalidade da família de seu pai, Paulo Victor.

"Pedro é um menino muito alegre, amoroso, brincalhão, faz tudo que uma criança típica faz. Eu, como mãe, tenho meus medos e anseios, mas queremos que ele seja o que ele quiser, que ele faça o que ele quiser, porque nós pais sabemos que toda criança autista pode fazer o que quiser", destacou a mãe de Pedro.

Questionada sobre o futuro da carreira de modelo do garoto, Taciana contou que, enquanto o pequeno quiser, os pais vão seguir com ele nas passarelas. Mas, se Pedro decidir seguir outro caminho, também vão apoiá-lo.

Pedro Victor, menino autista do Piauí é Mister Baby Universo 2023

Tags: 'Ele pode o que quis - O piauiense Pedro

Fonte: globo �|� Publicado por: Da Redação
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FIEPI
Publicidade FSA
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)