Piaui em Pauta

-
-
Em 11 anos, FAB registra 21

Em 11 anos, FAB registra 21 acidentes no país com helicóptero do mesmo modelo que caiu em SP.

Publicada em 12 de Fevereiro de 2019 �s 08h09


A Força Aérea Brasileira (FAB) contabilizou 21 acidentes no país com o helicóptero modelo B06, entre 2008 e 2018. Destes, quatro aconteceram em São Paulo. Ao todo, foram 16 mortes. A aeronave tem o nome de origem Bell 206B Jet Ranger II e tem cinco assentos. É o mesmo modelo que caiu na Rodovia Anhanguera, em São Paulo, nesta segunda-feira (11).

» Siga-nos no Twitter

As vítimas do acidente são o jornalista Ricardo Boechat, da Band, e o piloto Ronaldo Quattrucci.

O helicóptero bateu na parte dianteira de um caminhão que transitava pela via. Segundo testemunhas, o piloto tentou um pouso de emergência.

O levantamento faz parte do sumário estatístico do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Sipaer), da Aeronáutica.

Entre os motivos para a ocorrência dos 21 acidentes com esse modelo de aeronave no país estão, seis casos de perda de controle em voo, cinco falhas ou mau funcionamento de sistema ou componente, duas colisões com obstáculo durante a decolagem ou pouso, duas perdas de controle no solo, uma pane seca, uma provocada por combustível e uma de causa indeterminada.

Aumento
O número de acidentes aéreos aumentou 36% em 2018 no estado de São Paulo em comparação com 2017, de acordo com dados do Cenipa. Em 2017, foram 22 acidentes com aeronaves e, no ano passado, 30.



Os acidentes deixaram 22 mortos em 2018 e foram registrados em 26 cidades do estado. A principal causa foi falha de motor em voo, seguida por operação em baixa altitude e perda de controle no solo.

De acordo com o Cenipa, o estado contabilizou 100 ocorrências aéreas em 2018: entre acidentes (ocorrências com lesões ou mortes, ou dano estrutural) , incidentes graves (ocorrências que colocam em risco o voo) e incidentes (ocorrências que não colocam em risco o voo). Em 2017, houve 91 ocorrências, aumento de 9,9% neste ano.

Tags: Em 11 anos, FAB regi - A Força Aérea Brasil

Fonte: globo �|� Publicado por: Da Redação
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FIEPI
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FSA