Publicada em 23 de Julho de 2015 �s 10h29
Um pequeno gesto é capaz de garantir a vida de muitas pessoas. E quando a Caravana do Bem, do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi), percorre o estado, vários pequenos gestos resultam em 1.594 novos cadastros de medula óssea, em apenas dois dias. Destes, 1.150 foram feitos na quarta-feira (22), nos municípios de Cristino Castro, Santa Luz e Palmeira do Piauí.
A ação que objetiva motivar os piauienses a doarem sangue e se cadastrarem no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome) segue nesta quinta (23) e sexta-feira (24), em Bom Jesus, no Hospital Regional Manoel de Sousa Santos, na Regional de Saúde e na Câmara Municipal, durante todo o dia.
Rangel Moura, 35 anos, um dos que realizou o cadastro de medula, reconhece a importância do ato. "A doação de sangue e medula óssea é doar sem pensar em si. Eu entendo que a vinda de uma equipe de Teresina para realizar esse tipo de ação aqui em Cristino Castro é muito importante, até mesmo pela distância", disse.
Durante a atividade, o Hemocentro conta com uma unidade móvel e equipes de apoio para chegar mais perto possível do cotidiano das pessoas. “Em apenas dois dias, conseguimos praticamente toda a quantidade de cadastros realizados nesse primeiro semestre em Teresina", ressaltou Veronésia Rosal, gerente de Hemorrede. Ela acrescenta que "estamos atuando, principalmente, nas regiões onde, além de mais pacientes na fila de espera para o transplante de medula óssea, precisamos abastecer as agências transfusionais da região".
O Centro já percorreu mais de 10 municípios com a Caravana do Bem, entre eles Beneditinos, Valença, Novo Santo Antônio, Palmeirais, Barras, Matias Olímpio, Luiz Correia, Alto Longá, Piripiri e Piracuruca. Outros municípios também receberão a caravana até o fim do ano.
"É a primeira vez que vejo uma mobilização tão grande como essa aqui na nossa cidade. Ficamos muito felizes com isso porque, além de doar vidas, esse momento serve também de conhecimento para a população", frisou Gilvania Oliveira, 19 anos.