Piaui em Pauta

-
-
Em entrevista ao JN, Ryan Loch

Em entrevista ao JN, Ryan Lochte diz que foi imaturo e pede desculpas.

Publicada em 20 de Agosto de 2016 �s 23h57


O nadador americano Ryan Lochte assumiu a responsabilidade pela confusão em um posto de gasolina no Rio, na madrugada de domingo (14), após uma festa. A declaração foi dada neste sábado (20) em entrevista exclusiva ao Jornal Nacional.
Na conversa com o repórter Felipe Santana, em Nova York, o atleta admitiu que foi imaturo, e impreciso no depoimento às autoridades, pediu desculpas ao povo brasileiro e disse que o Brasil não merecia isso e que o país fez uma Olimpíada maravilhosa. Ele chegou a dizer que "ama" os brasileiros. Entretanto, não admite que mentiu quando afirmou que foi assaltado. Afirma que "exagerou", mas insistiu que, o fato dos seguranças terem apontado armas para ele enquanto esperavam uma compensação pelos danos no banheiro do posto pode ser interpretado como assalto.
"Nós saímos do taxi, as armas estavam apontadas pra gente, um dos caras, o tradutor que chegou lá, chegou dizendo que a gente teria que dar dinheiro porque tinha uma arma apontada pra gente. A gente teve que dar dinheiro então você pode chamar isso de assalto, extorsão, ou você pode apenas dizer que tinha que pagar pelo dano no poster. Eu não sei o que foi, tudo que eu sei é que eu estava assustado porque havia uma arma apontada pra gente. Mas depois disso tudo ficou certo e nós voltamos em segurança pra vila olímpica”, conta Ryan Lochte, que admitiu ainda que estava "altamente intoxicado" - termo que em inglês também serve se refere a embriaguez.
Confira abaixo a entrevista:
Felipe Santana: Você sente o peso dessa responsabilidade (de ter sido o caso de violência de maior repercussão da olimpíada)?
Ryan Lochte: “Sim. Se eu não tivesse exagerado a história ou se eu tivesse contado a história completa nada disso teria acontecido. Eu tava vindo da Casa da França, eu estava altamente intoxicado, e eu fiz acusações imaturas. Se eu não tivesse feito isso nada disso teria acontecido, as pessoas do mundo inteiro não estariam prestando atenção nessa história, estariam assistindo apenas aos jogos”.
"Eu arranquei o pôster da parede do posto, e depois os seguranças tinham uma arma. Nós saímos do taxi, as armas estavam apontadas pra gente, um dos caras, o tradutor que chegou lá, chegou dizendo que a gente teria que dar dinheiro porque tinha uma arma apontada pra gente. A gente teve que dar dinheiro então você pode chamar isso de assalto, extorsão, ou você pode apenas dizer que tinha que pagar pelo dano no poster. Eu não sei o que foi, tudo que eu sei é que eu estava assustado porque havia uma arma apontada pra gente. Mas depois disso tudo ficou certo e nós voltamos em segurança pra vila olímpica”, conta Ryan Lochte.
Felipe Santana: Não foi uma extorsão, vocês concordaram em pagar pelos danos que provocaram.
Ryan Lochte: “Eu não posso dizer o que foi, tudo o que eu sei é que havia uma arma apontada pra gente e a gente teve que dar dinheiro pra pagar por danos ou qualquer outra coisa. Nós tivemos que fazer isso pra sair de lá”.

» Siga-nos no Twitter

Felipe Santana: Se você estava tão confuso quanto a história, porque foi à TV no dia seguinte e contou aquela versão?
Ryan Lochte: “Eu exagerei”.
Felipe Santana: Por que?
Ryan Lochte: “Eu não sei. Eu me pergunto todo dia desde então. O Brasil não merece isso, foi uma Olimpíada maravilhosa, todos no Brasil, as pessoas, os fãs, todo mundo que trabalhou na Olimpíada, foi sensacional. Vocês não mereciam esse tipo de publicidade, foi minha imaturidade que causou isso tudo, eu me arrependo muito disso, foi minha culpa e é minha total responsabilidade”.

Felipe Santana: Você não acha que mentiu?
Ryan Lochte: “De um certo modo não, eu exagerei o que aconteceu. Eu não posso julgar se foi um roubo ou alguma coisa parecida. Tudo o que sei foi que aconteceu, eu exagerei algumas partes e não contei tudo o que deveria ter contado, assumo total responsabilidade”.

Felipe Santana insiste se foi ele que inventou a história e se ele falou pra os nadadores que eles mantivessem aquela história. Ele nega: "não, nós não nos comunicamos."
Felipe Santana comenta sobre as imagens divulgadas quando eles voltaram para Vila Olímpica. Eles tiraram fotos com os aros olímpicos, e o Ryan fez uma brincadeira com o colega.
Felipe Santana diz que eles não pareciam chocados de forma alguma.
Ryan Lochte: "Naquele momento nós estávamos chocados. Tipo, eu acho que ainda estávamos em choque mas estávamos tentando esquecer tudo e ainda estávamos intoxicados. Não que eu esteja dizendo que o álcool é uma desculpa, não é, especialmente pelas atitudes que eu tomei. Mas nós estávamos muito intoxicados”.
Felipe Santana diz que ele foi à TV no dia seguinte.
Ryan Lochte: "Foram horas depois, então eu ainda estava intoxicado”.
Felipe Santana: Então você não dormiu?
Ryan Lochte: Não;
Felipe Santana: Você antes de viajar pro Brasil, tinha preconceitos?
Ryan Lochte: "Não. Claro que você ouve histórias sobre países diferentes, sobre cuidados a tomar. Definitivamente tomamos cuidados, mas o tempo todo eu dizia para as pessoas aqui, como o lugar era lindo, legal, a estrutura era perfeita, eles nos acomodaram maravilhosamente bem".
Felipe Santana: Você gostaria de se desculpar?
Ryan Lochte: "Eu queria pedir desculpas ao dono do posto de gasolina, à polícia brasileira, ao povo do rio, ao povo do brasil, a todos que se uniram pra fazer esses jogos maravilhosos, dizer que eu estou verdadeiramente cento e dez por cento arrependido. Nunca mais vai acontecer, eu aprendi com isso. Eu quero que vocês saibam que eu amo vocês, voc6es me trataram com muito respeito e estou muito arrependido que minha imaturidade tenha causado toda essa confusão. Desculpa”.

Mensagem de desculpas no Twitter
Na sexta-feira (19), o nadador americano Ryan Lochte divulgou uma mensagem se desculpando por seu envolvimento no falso relato de assalto que ele disse ter sofrido no domingo (14), durante a Olimpíada ao lado de outros três atletas da equipe de natação dos Estados Unidos.

"Quero pedir desculpas pelo meu comportamento na semana passada – por não ter sido mais cuidadoso e sincero na forma como eu descrevi os eventos daquela manhã e por meu papel em tirar o foco de vários atletas [que estão] realizando seus sonhos em participar da Olimpíada", escreveu o nadador em mensagem divulgada em seu perfil no Twitter.
"Eu esperei para dividir esses pensamentos até que houvesse uma confirmação de que a situação legal tinha sido resolvida e que estivesse claro que meus colegas de equipe chegariam em casa de forma segura."
Para investigadores, depoimentos de testemunhas e um vídeo que mostra os atletas em um posto de gasolina e reforçaram a tese de que não houve roubo. O grupo teria depredado um banheiro e foi impedido de deixar o local pelos seguranças, que queriam que os atletas pagassem pelo prejuízo. Os nadadores admitiram que estavam bêbados.
Após ficar comprovada a farsa, a polícia informou que os dois serão indiciados por falsa comunicação de crime. Prevista no artigo 340 do Código Penal, ela significa "provocar a ação de autoridade, comunicando-lhe a ocorrência de crime ou de contravenção que sabe não se ter verificado". A pena é de detenção de um a seis meses ou multa.
Depoimentos dos demais envolvidos
Quatro nadadores se envolveram na confusão: Lochte, Jimmy Feigen, Gunnar Bentz e Jack Conger. Os dois primeiros foram indiciados por falso testemunho pela Polícia do Rio, enquanto os outros dois, apesar de terem sido retirados de um voo na última quarta-feira (17), enquanto tentavam voltar para os EUA, constam apenas como testemunhas no inquérito.
No Termo de Declaração assinado por Bentz, ao qual o G1 teve acesso, o nadador relatou que, ao parar no posto para urinar, Lochte quebrou uma placa publicitária pregada na parede, o que provocou muito barulho.
Bentz declarou que os atletas foram impedidos de deixar o local por homens armados que não falavam inglês e que apresentaram algum tipo de distintivo. O nadador disse que entregou, sem que lhe fosse exigido, US$ 20 que tinha no bolso. Feigen teria dado ao menos uma nota de R$ 50.
Conger também afirmou em seu depoimento que foi Lochte quem quebrou a placa publicitária no posto. Ele disse ainda ficou sabendo apenas pela imprensa que o colega mentiu ao dar entrevista relatando o falso assalto.
Já Feigen disse que soube das declarações de Ryan Lochte à mídia internacional e as considerou inverídicas. Ele disse não saber por que Lochte deu a versão do assalto.
Tags: Em entrevista ao JN, - O nadador americano

Fonte: globo �|� Publicado por: Da Redação
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FSA
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FIEPI