Piaui em Pauta

-
-
Em julho, número de mortes por

Em julho, número de mortes por afogamento no Piauí já superou todo o ano de 2022.

Publicada em 26 de Julho de 2023 �s 13h50


 O Piauí registou 35 mortes por afogamento somente nos primeiros meses de 2023. O número já é bem superior ao registrado durante todo o ano de 2022, quando 33 pessoas morreram vítimas por asfixia em virtude da aspiração de líquido.

» Siga-nos no Twitter

Apenas em julho desde ano, já foram registrados seis casos de afogamentos e, os dois mais recentes, em menos de 15 dias, tiveram como vítimas duas crianças e um idoso.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
O caso do idoso aconteceu no Rio Parnaíba em Floriano. O carpinteiro Gonçalo Borba de Carvalho, de 65 anos, desapareceu durante uma pescaria no domingo (23) e seu corpo só foi encontrado dois dias depois, na tarde de terça-feira (25), no povoado Bom Jardim, localizado a 10 km do município.


Um dos casos envolvendo uma criança foi o da menina Sofia Souza Santos, de apenas 6 anos, que morreu afogada no domingo (23), enquanto brincava em uma piscina de um clube na região da estrada da Usina Santana, Zona Sudeste de Teresina.

No dia 8 de julho foram registrados três óbitos por afogamento no estado. O de um menino de 7 anos, chamado Alejandro Emanuel Nascimento de Almeida, que se afogou durante um banho no Rio Parnaíba.

O acidente aconteceu na cidade de Murici dos Portelas, e o corpo foi encontrado apenas no dia seguinte pelo corpo de bombeiros. As outras mortes foram a do adolescente Ângelo Luiz Lopes de Sousa, de 17 anos, e do jovem Janderson Domingos de Sousa, de 20.

Eles morreram afogados em um povoado localizado em Elesbão Veloso, a 165 km de Teresina. Um dia antes, 7 de julho, no litoral, Adriane Rodrigues da Silva Barros, 26 anos, desapareceu enquanto participava de um passeio turístico no Delta. O corpo foi localizado somente no dia seguinte.

Banhos em áreas perigosas
Para o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí (CBM-PI), os altos números de casos podem ter uma forte relação com banhos em áreas definidas como perigosas e que o número não é o normal para o período.


“Neste período chuvoso, foi atípico. Não a questão das chuvas e sim a questão dos rios, barragens, lagoas e açudes, que transbordaram, e muitas pessoas procuraram a pratica do banho nestas regiões”, afirmou major Egídio Leite, do CBM.
O major também orientou atenção em todos os pontos de banhos. "Evite os canais dos rios e evite o consumo de bebida alcoólica, já que a mesma faz com que a pessoa diminua sua capacidade física e faz com que aumente a probabilidade de imprudência por parte do banhista, culminando em casos de afogamento”, concluiu.

Outra orientação é o acesso a técnicas de natação, que podem ajudar em muitos casos de urgência. A natação, pode ser praticada desde os primeiros anos de vida.

A professora de natação Luiza Absolon afirmou que a pratica pode contribuir bastante para o desenvolvimento da criança e que a técnica pode ser praticada desde cedo.

"É o primeiro esporte que um indivíduo pode começar a fazer. É recomendado a partir da liberação de um pediatra, e o esporte é um dos mais completos, já que pode evitar um possível acontecimento, além de trabalhar as áreas musculares da criança”, explicou a treinadora.
Para a empresária, Marli Peres, a natação é essencial e por isso, desde cedo resolveu investir nem aulas de natação para a sua neta. “Eu morro de medo de água, tenho trauma. Então, não quis que meus filhos tivessem esse mesmo trauma. Maria Julia foi uma das que a gente pensou em colocar desde cedo para que ela não passasse por esse medo”, contou.

Tags: Em julho, número - O Piauí registou 35

Fonte: globo �|� Publicado por: Da Redação
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FSA
Publicidade FIEPI
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)