Piaui em Pauta

-
-

Emater oferece cursos de beneficiamento de produtos da Agricultura Familiar

Publicada em 16 de Outubro de 2015 �s 14h55


O Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (Emater0, através de Diretoria de Educação e Extensão Rural, apresentou nesta sexta-feira (16), o cronograma de execução de cursos para o final do mês de outubro. Serão oferecidos cursos de Associativismo e Cooperativismo para a cadeia produtiva do buriti, Beneficiamento do pedúnculo do caju para a produção de tortas, doces, salgados, além da fabricação da cajuína.

O conteúdo programático inclui boas práticas de fabricação, sanitização do local, equipamentos e pessoal, lavagem, sanitização e cortes das frutas ou do produto que será beneficiado e preparo.

Para o diretor de educação e extensão Kalil da Luz, o fato de pegar a produção primária e processar é uma forma de agregar valor e gerar renda para a família .“Para o Emater isto representa uma oportunidade de promover o fortalecimento da Agricultura Familiar através da organização das famílias para que futuramente possam acessar as politicas publicas de comercialização governamental como o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar)”, explicou Kalil da Luz.

As extensionistas do Emater, Luciana Ferreira e Raimunda Martins, instrutoras do curso, utilizarão o que é produzido pela comunidade. A exemplo disso foi realizado no município de Nazária, Comunidade Campestre Sul, um curso sobre o beneficiamento da goma, em virtude da comunidade se destacar pela plantação de mandioca. Para a presidente da Associação Teresa Alves, participante do curso de beneficiamento da goma, esta demanda surgiu da necessidade do aproveitamento do produto, e principalmente da necessidade de transformar o esforço em geração de renda.

“A ideia era fazer o aproveitamento da goma, e a partir daí aprender a fazer bolos, delícia de maracujá e outros. A nossa intenção é continuar com o grupo, aplicando o que foi aprendido no curso”, explicou Teresa Alves.

Dentro do calendário de atividades proposto pelo Instituto, estão a realização de um curso de Associativismo voltado para a cadeia produtiva do buriti em Manoel Emídio (16 a 17), aproveitamento do pedúnculo do caju para a produção tortas, salgados e cajuína em Agricolândia (20 a 24 de outubro), e aproveitamento do caju em Valença e Ipiranga com data prevista para 20 de outubro.

Para realização dos cursos, o Emater oferece material didático, certificados, apostilas e as instrutoras do curso. Vale destacar que a realização destes cursos conta também com o apoio e contrapartida das Prefeituras.



» Siga-nos no Twitter

Tags:

Fonte: Governo do Estado �|� Publicado por:
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FSA
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FIEPI