Publicada em 03 de Julho de 2015 �s 19h43
O Governo do Estado, por meio da Emater, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e MInistério do Desenvolvimento Agrário (MDA), realizou, no município de São João da Serra, nessa quinta e sexta-feira (02 e 03), o projeto Chamada Pública Carnaubais. O programa foi retomado no mês de junho, com a soma de esforços da direção geral, diretoria de Educação e corpo técnico da autarquia.
Para a retomada, foi promovida uma consulta sobre a continuidade do programa de assistência técnica. A atividades consistem na realização de oficinas. A realizada na sexta-feira (03), teve como tema a socialização de diagnósticos individuais e planejamento de ações. Nelas, as mulheres apresentaram os focos produtivos e a opção de trabalharem em coletivo ou individual.
Assim que o projeto for elaborado pelo EMATER, ele será encaminhado ao MDA e, em seguida, quando for aprovado, será dado um fomento no valor de R$ 2.400,00 a ser investido no projeto produtivo, seja ele a criação de aves,caprinocultura, horticultura ou produção de vassouras. Cada mulher ou grupo irá escolher um projeto.
A participante Lucimar Marques destacou a importância do projeto, pois proporciona o melhoramento da renda familiar. ”Temos a oportunidade de criar um negócio e gerar renda”, explicou.
O diretor de Educação e Extensão Rural, Kalil Luz, destaca o fato de que, após liberado o recurso, será trabalhado a questão da comercialização. “Iremos incentivar a participação das mulheres em feiras e exposições, e também 10% do que for produzido será destinado a merenda escolar”, explicou o diretor.
Segundo a coordenadora da Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) dos Carnaubais, Márcia Mendes, a proposta é prestar assistência técnica a 240 mulheres deste território. As atividades serão realizadas até janeiro de 2016. Nesta região, participam 50 mulheres. “ São feitas mobilizações, visitas técnicas, diagnósticos das comunidades e das unidades de produção familiar, além da elaboração de projetos”, destacou a coordenadora.
O diretor geral do Emater, Marcos Vinícius, participou da abertura da oficina na tarde desta sexta-feira (03), onde pôde acompanhar os trabalhos e conhecer algumas histórias das mulheres que são atendidas pelo autarquia através dessa Chamada Pública. O diretor destacou também a necessidade de retomar o projeto que visa incentivar a agricultura familiar por meio das “mães de famílias”. “ Projetos como este são importantes porque geram a interação entre o agricultor e os técnicos do Emater. Tendo em vista isso, logo que assumimos, tomamos todas as medidas para a retomada”, explicou o diretor Geral.