Piaui em Pauta

-
-
Embaixadas dos EUA emitem aler

Embaixadas dos EUA emitem alerta para cidadãos americanos ao redor do mundo.

Publicada em 07 de Janeiro de 2020 �s 19h40


Embaixadas dos Estados Unidos ao redor do mundo emitiram, nesta terça (7), um alerta a cidadãos americanos fora do país para "manterem discrição" e "reverem planos de segurança pessoal". O aviso foi publicado em sites de várias embaixadas, inclusive a do Brasil, por causa da morte do general iraniano Qassem Soleimani.

» Siga-nos no Twitter

O comandante militar foi morto em um ataque aéreo americano em Bagdá, no Iraque, na quinta-feira (2). Líderes iranianos já prometeram vingar a morte do comandante, considerado o segundo homem mais importante do país depois de seu líder supremo, o aiatolá Ali Khamenei.

"Há uma crescente tensão no Oriente Médio que pode resultar em riscos à segurança dos cidadãos dos EUA no exterior", diz o comunicado americano desta terça (7).
A embaixada no Brasil recomenda que os cidadãos fiquem alertas "sobre seu entorno" e "em locais frequentados por turistas", e que tenham "documentos de viagem atualizados e facilmente acessíveis". A representação americana afirma, ainda, que "continuará analisando a situação de segurança e fornecerá informações adicionais conforme necessário".

O comunicado também aparece nos sites das embaixadas dos EUA em Berlim, na Alemanha; em Paris, na França; em Londres, no Reino Unido; em Moscou, na Rússia; em Madri, na Espanha; e de outras, como a de Jerusalém, em que um alerta de segurança foi postado na segunda (6).

Ao comentar a morte do general iraniano, na última sexta (3), o Itamaraty disse, em nota, que apoia a "luta contra o flagelo do terrorismo". A pasta não condenou a morte de Soleimani, mas condenou a invasão à embaixada dos Estados Unidos em Bagdá, no Iraque, no dia 31 de dezembro. Antes disso, o presidente, Jair Bolsonaro, chegou a afirmar que o governo não se manifestaria sobre o assunto, por não ter o "poderio bélico" dos EUA.

Tags: Embaixadas dos EUA - Embaixadas dos EUA

Fonte: globo �|� Publicado por: Da Redação
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FIEPI
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FSA